Acontece hoje, 16, no auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal, o terceiro seminário do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo (Simase). Tema é a intersetorialidade, com segmentos diferentes apresentando programas e ações para ajudar a recuperar adolescentes infratores ou em situação de risco. Maringá tem aproximadamente 200 adolescentes nessas situações. Evento aberto no começo da manhã segue à tarde com palestras e atividades sobre projetos e iniciativas para os jovens.
Atendimentos acontecem em unidades como o Centro de Socioeducação (Cense), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ou cumprindo atividades em programas municipais da Secretaria de Assistência Social (Sasc). "Maringá apresenta o que faz, divulga resultados. Não evita de falar sobre os problemas", comenta o secretário da Sasc, Ailton Morelli, sobre a situação comum dos órgãos públicos e comunidade evitarem abordar a questão "adolescentes infratores".
Estimativa do setor aponta que um adolescente no Cense custe em torno de R$ 13 mil mensais aos cofres públicos. Sendo mais de dez vezes que um aluno na escola regular. O vice-prefeito Edson Scabora falou no discurso de abertura do evento hoje que o melhor caminho para reduzir esses casos é a prevenção. Como capacitar os profissionais do segmento. Que é o que o Simase faz.
Intersetorialidade acontece, por exemplo, com a Secretaria de Esportes oferecendo formação esportiva e eventos, a Secretaria de Cultura com cursos e exposições, a Secretaria de Educação com atividades na comunidade, entre outros. Prefeitura se encaixa com o projeto "Meu Campinho". São 19 unidades esse ano com quadra de grama sintética, parque de cordas, entre outras opções gratuitas. O que virou um centro de convivência nos bairros. Também o aumento de verbas. Como na Secretaria de Esportes que quintuplicou repasse anual, passando de oito para 30 associações atendidas. Assim como na Cultura que houve descentralização e ampliação na agenda cultural na gestão Ulisses Maia.
Também participaram do evento hoje o o diretor do Departamento de Atendimento Socioeducativo do Paraná, David Antônio Pancotti, vereador Carlos Mariucci (PT), o Ministério Público, entidades assistenciais, professores entre outros.
(Foto: Vivian Silva/PMM)