Prevenção e segurança. É assim que a Guarda Municipal atua nas unidades de ensino do município com a Patrulha Escolar. Desde que foi implantada, há 8 meses, foram atendidas 10 ocorrências, entre elas supostos casos de pedofilia, mau comportamento de alunos e ameaças de pais aos professores. São 12 escolas atendidas por semestre.
Além das visitas regulares e conversa com pais e professores, principalmente nos horários de entrada e saída das unidades, o programa conta com palestras e teatros de conscientização da comunidade escolar para proteção do patrimônio público, combate às drogas, violência doméstica, entre outras ações.
Cada situação pede uma intervenção diferente, que vai desde a orientação ao aluno, pai ou professor, acionamento do conselho tutelar e até mesmo encaminhamento para a delegacia, caso seja uma situação de agressão entre adultos.
O projeto gerou resultado positivo para a comunidade escolar, como explica o supervisor da Patrulha Escolar, José Paulo de Almeida. Professores ficam mais seguros para ministrar as aulas e pais ficam menos preocupados com os filhos sabendo que há uma viatura da guarda específica para zela pela segurança dos filhos.
(Foto: Vivian Silva/PMM)