Em apenas cinco meses no ar a plataforma Maringá Cultura já cumpre seu papel de tornar o meio artístico mais acessível para a categoria. Já são 986 agentes cadastrados, além de eventos, divulgação de espaços culturais, oportunidades de participar de projetos culturais, entre outros. Site foi lançado em julho desse ano para suprir carência artística local. "Atendemos uma antiga demanda da categoria que foi transformar os editais em possibilidades mais ágeis com inscrições online", explica secretário de Cultura, Miguel Fernando.
O site ajuda a organizar no mesmo espaço o trabalho de produtores, agentes, artistas dando mais visibilidade junto ao público. Interesse maior da categoria é por ser agora único meio de participar dos editais de leis de incentivo à cultura na cidade. Ou seja, o artista, associação e produtor que quiser inscrever seu projeto para receber verba pública deve fazer pelo Maringá Cultura. O que agiliza todo processo burocrático.
Com isso a plataforma tem um conceito totalmente democrático e inclusivo. Basta acessar site, fazer seu cadastro e usar as ferramentas ou divulgar seu trabalho sem que haja a interferência de alguém.
Outro aspecto importante é ser um meio de divulgar o trabalho, um espetáculo, um evento. Há agenda das bibliotecas municipais, shows, exposições, cursos, oficinas, entre outros. Confira o site Maringá Cultura .
(Arte: PMM)