Mais 1535 vagas para alunos de 0 a 3 anos serão disponibilizadas pela Prefeitura de Maringá. Vistoria da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) em 20 Instituições de Ensino particulares verificou 19 espaços adequados a ofertar vagas infantis ao município. Os dados foram fechados nesta sexta, 27. A fase finaliza o chamamento público aberto em fevereiro e totaliza 2.107 vagas garantidas na rede privada.
Próximo passo é a elaboração do contrato para efetivação da compra. Desde o início do processo, 572 vagas foram conquistadas em 10 espaços credenciados. O chamamento previa a compra de 2 mil vagas.
O valor mensal por aluno pago pelo município é de R$ 1.287,79 e garante alimentação, uniforme, material escolar, higiene, limpeza, cama e banho. Como na rede pública, o atendimento se dá em turno integral, com 11 horas diárias, de segunda a sexta, das 7 às 18 horas.
"Os investimentos e soluções da gestão confirmam que nós pensamos a cidade para o maringaense", disse o prefeito Ulisses Maia, destacando também a valorização das estruturas físicas e de materiais em CMEIS e creches. A prefeitura garante material e uniforme escolar completo para os estudantes todos os anos, além de espaços bem estruturados com notebooks educacionais para 5º e 6ºs anos e educação inclusiva para alunos com deficiência.
Mais vagas
Atualmente, cerca de 4,2 mil crianças aguardam por vaga em creches. O chamamento foi mais uma medida efetiva da administração para diminuir este número. No último dia 19 a prefeitura firmou convênio com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e garantiu outras 174 vagas na creche de aplicação pedagógica. Inauguração da Cmei José Prestes Neto, em maio, assegurou outras 500 na região do bairro Alvorada.
(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)