Enquanto o noticiário mostra prefeituras com problemas de pagamento, empresas enfrentando greve de funcionários por atraso de salários, entre outros problemas econômicos, Maringá foi exceção em 2019. A cidade teve um bom ano na Economia com investimentos em vários setores, pagamentos em dia, antecipação do 13º salário, certificações sem restrições, destaque na geração de empregos, chegada de empresas, entre outros. Foram abertas 7.424 empresas em 2019.
Um dos setores em destaque foi a Tecnologia da Informação (TI). O Parque de TI saiu do papel em 2019 para uma área total de 170 mil m², na avenida Arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha. Depois de debate com o setor e apresentação para a comunidade e Câmara de Vereadores, houve o anúncio da primeira das quatro etapas e empresas já se mobilizam. Foram disponibilizados 12 lotes, sendo que as nove primeiras empresas somam uma geração de 629 empregos e investimentos de R$ 27,8 milhões. Segunda etapa já começou com avaliação dos próximos lotes. A terceira etapa será execução dos projetos e construção da estrutura. E a última parte será a alienação dos lotes restantes.
INDÚSTRIAS - Dos 283 terrenos colocados à venda no Parque Industrial Felizardo Meneguetti, 252 já foram vendidos para 94 empresas, muitas de outros estados. Outros 31 estão em fase de negociação. Os espaços variam entre 1,2 mil m² e 20 mil m².
O Parque Industrial Felizardo Meneguetti tem uma área de 2,5 milhões de metros quadrados. A ocupação foi prevista em quatro etapas/regiões.
Entre os incentivos ofertados pela prefeitura para empresas estão isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por dez anos, isenção do Imposto Sobre Serviços (ISS) da obra, serviço de terraplanagem, subsídio no valor do terreno entre 60 e 90% e, após 5 anos no mesmo local, a empresa obtém a escritura definitiva da área. Os benefícios estão previstos no Programa de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Prodem), criado em 2005 pela lei municipal 6936.
MEI - A Sala do Empreendedor de Maringá encerrou 2019 com bons resultados. Como ter aumentado em 71% o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) em três anos. Registros no setor apontam que em 2016 havia 14.633 MEIs e até novembro do ano passado Maringá tinha 25.073 MEIs. A sala fez 28,4 mil atendimentos em 2019.
EMPREGOS - Maringá terminou em destaque na geração de empregos em 2019. Foi a segunda cidade do Estado e a primeira do interior na geração de empregos. A Agência do Trabalhador de Maringá tem papel importante, tendo feito 120,9 mil atendimentos no ano. Com isso, houve 62,1 mil atendimentos sobre empregos, sendo que 19,1 mil trabalhadores foram encaminhados para entrevistas de empregos nas empresas que ofertaram mais de 6 mil vagas durante o ano. Sendo um aumento de 27% em relação às vagas de 2018.
(Foto: Andye Iore/PMM)