Com quebra de recordes, delegação do Brasil encerra participação em Lausanne 2020
26/01/2020 10:55 em Outros Esportes

O Time Brasil pode se orgulhar da participação nos Jogos Olímpicos da Juventude Lausanne 2020, que terminaram na quarta-feira (23). Começando pelo recorde no número de atletas e de modalidades com representantes brasileiros, o país ainda teve bons desempenhos no snowboard cross, no esqui cross-country e no curling, além da estreia no biatlo em Jogos Olímpicos da Juventude. A estrutura oferecida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) aos atletas também foi a melhor e maior em uma edição do evento. Ao todo, 18 profissionais trabalharam na Missão desde o dia 3 de janeiro para deixar tudo pronto para os atletas.

 

“Como Chefe de Missão, estou muito orgulhoso pelo trabalho desenvolvido aqui para oferecer as melhores condições aos atletas. Tivemos pessoas atuando na logística, operações, desempenho esportivo, área médica, comunicação, além, é claro, de toda uma equipe técnica. Isso tudo ajudou para que os meninos e meninas do Brasil tivessem um bom desempenho esportivo e vivessem uma experiência incrível”, disse Matheus Figueiredo.

 

O esqui cross-country, modalidade em que o Brasil já tem uma tradição de participação em grandes eventos, bateu diversas marcas dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Lausanne 2020. Em Lillehammer 2016 havia sido um representante, e agora foram quatro – Manex Silva, Rhaick Bomfim, Taynara da Silva e Eduarda Ribera –, com a primeira participação feminina. Mesmo competindo contra atletas de países como Argentina e Chile, o Brasil teve o melhor sul-americano em todas as provas disputadas. Além disso, foram conquistadas as melhores colocações e o recorde de pontos FIS em todas as provas disputadas. Destaque para o Top 40 de Manex Silva na prova de Sprint.

 

“Manex e Rhaick mostraram que estão com boa performance tanto nas provas de sprint quanto de distância e fizeram disputas muito equilibradas. As meninas estrearam dentro do esperado. A participação em Lausanne será muito importante para o desenvolvimento deles como atletas”, afirmou o técnico Leandro Ribela.

 

Taynara da Silva ainda foi responsável pela estreia do Brasil no biatlo feminino. Outra modalidade que participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos da Juventude foi o snowboard cross, com Noah Bethônico. O atleta de 16 anos ficou na 11ª colocação, dois pontos abaixo da linha dos oito que avançavam à semifinal, e a melhor colocação entre os atletas brasileiros em Lausanne.

 

No curling, o Brasil estabeleceu novas marcas com o time formado por Vitor Melo, Michael Velve, Gabriela Rogic Farias e Letícia Cid. Foi a primeira vez que a equipe mista marcou pontos em todos os jogos em uma competição internacional e ainda quebrou os recordes de pontos marcados em uma mesma partida, na derrota de 12 a 3 para Dinamarca, em que venceu dois ends. Ainda nos esportes de gelo, o Brasil foi o único país latino-americano a ter atletas disputando o bobsled e o skeleton, no caso Gustavo Ferreira, Larissa Cândido e Lucas Oliveira, que ficaram na sede de St Moritz.

 

“Não tenho dúvidas de que o Time Brasil encerra essa Missão cumprindo todos os objetivos traçados e mais preparados para os Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022”, completou Matheus.

(Foto: Valter França/ COB)

 

MAIS...

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!