Um dos principais destaques da Secretaria de Cultura de Maringá em 2019 foi o sucesso dos eventos artísticos e culturais. Tanto nos espaços próprios como em grandes eventos em locais públicos gratuitos para a população. As atividades e eventos somaram público de 1.038.911 pessoas no ano passado. Somente com incentivo aos artistas locais foram 212 projetos contemplados resultando em eventos gratuitos. Dados levantados pela Semuc caracterizam a prefeitura como excelência em realização de eventos.
A expectativa da Semuc é que mais eventos aconteçam em 2020, já que há o desmembramento dos editais, criando mais categorias com verbas próprias. "Estamos nos preparando para a Conferência Municipal de Cultura em maio para revisarmos o Plano Municipal de Cultura", anuncia o secretário da Semuc, Miguel Fernando, como proximidade com a classe artística.
Os espaços próprios que receberam mais público em suas atividades no ano passado estão o CAC com 102,5 mil pessoas, o Calil Haddad com 93,2 mil pessoas e a Biblioteca Central com 93,6 mil.
Entre os grandes eventos estão a Flim com 70 mil pessoas, a abertura do Natal com 50 mil, o desfile de 7 de Setembro com 30 mil, a Virada Cultural com 17 mil, o pré-Carnaval com 15 mil, a Festa da Canção com 15 mil, o Natal no Parque do Japão com 11,5 mil, a Festa das Nações com 10 mil, o desfile do aniversário de Maringá com 8 mil, a Semana da Cultura com 8 mil, entre outros.
PRÓPRIOS - Espaços culturais próprios são destaques pela boa estrutura apresentada. Como os teatros Calil Haddad, Reviver, Barracão, Casa da Cultura e Centro de Ação Cultural (CAC) e as seis bibliotecas: Central, Alvorada, Mandacaru, Operária, Iguatemi e Palmeiras.
Além dos projetos do Convites e do prêmio Aniceto Matti, a Semuc fez outros eventos como Cinema a Céu Aberto, Teatro na Praça, Semana da Cultura, Festa da Canção, Desfile do Aniversário de Maringá, Baile dos Pioneiros, Semana da Capoeira, Festa das Nações, Desfile de 7 de Setembro, Folia de Reis, entre outros. Além de eventos que tiveram participação da Semuc. Como a Maringá EnCantada, Carnaval Popular e Aniversário de Maringá,
NOVOS - Além dos eventos terem sido bem positivos no ano passado, em 2020 serão mantidos os principais e ainda serão lançados outros novos. Um dos destaques será já em março com a Semana de Artes e Cultura. Uma das novidades será o Mês da Música que deve acontecer em maio. Em agosto está agendada a Primeira Semana Maringaense de Arte Contemporânea. Miguel Fernando também considera debater um novo formato para a Festa Literária Internacional de Maringá (FLIM).
ATRAÇÕES
Entre os artistas que se apresentaram ou participaram de atividades na cidade no ano passado estão João Bosco, Titãs, Lenine, Sérgio Reis, Renato Teixeira, Karol Conka, Far From Alaska, Moraes Moreira, Fernanda Takai, Tulipa Ruiz, A banda Mais Bonita da Cidade, maestro João Carlos Martins, Scholastique Mukasonga, Zeca Camargo, Xico Sá, Rodrigo Grota, entre outros.
(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)