Offline

Protocolo de Manchester: cores determinam prioridades em UPAs e UBSs de Maringá
Notícias de Maringá
Publicado em 12/02/2020

Talvez você não saiba, mas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Maringá aplicam o Protocolo Internacional de Manchester, conforme exige o Ministério da Saúde. É um sistema de triagem que auxilia na organização da ordem de atendimentos. 

 

Baseado em critérios inteligentes de prioridade, surgiu em 1997 em Manchester, na Inglaterra, e por sua eficiência, se espalhou rapidamente pela Europa, sendo implantado no Brasil em 2007. Cores determinam a gravidade do caso do paciente e o tempo máximo de espera para o atendimento. 

 

Vermelho (emergência): o paciente é atendido imediatamente, sem espera;

Laranja (muito urgente): atendimento deve acontecer o quanto antes, com no máximo 10 minutos de espera;

Amarelo (urgente): não é considerado emergência. Tempo de espera: até 60 minutos;

Verde (pouco urgente): caso pouco grave. Tempo máximo de espera: 120 minutos;

Azul (não urgente): caso mais simples, espera de até 240 minutos para ser atendido ou transferido para outro serviço de saúde.

 

A Prefeitura de Maringá alerta que as UBSs oferecem o acompanhamento necessário para o controle do seu estado de saúde, de modo que o quadro não se agrave. É fundamental que as pessoas procurem atendimento para acesso a métodos contraceptivos, acompanhamento de doenças crônicas (diabetes ou hipertensão), controle do estado de saúde, acompanhamento do pré-natal, curativos, coleta de exames laboratoriais, além de encaminhamento para especialistas e fornecimento de medicamentos gratuitos. Confira este vídeo sobre o funcionamento das UBSs e UPAs  e saiba mais.

 

SERVIÇO

Secretaria Municipal de Saúde

Gerência de Assistência à Saúde (UBSs) (44) 3218-3124

 

UPA 24h Zona Sul

Av. Arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha, 865 - Jardim Higienópolis (44) 3221-4812

 

UPA 24h Zona Norte

R. Ana Neri, 152 - Jardim Alvorada (44) 3261-7961

(Foto: Divulgação)

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!