Logo em sua inauguração o Terminal Urbano de Maringá mostrou sua importância como ferramenta de serviço público da atual gestão. A inauguração na noite de hoje, 28, foi uma grande festa com diversos serviços e eventos gratuitos dentro e no entorno do novo terminal do transporte público maringaense. Espaço foi ocupado pela comunidade que aprovou estrutura e começa a embarcar e desembarcar no local a partir de domingo, 1º. O palco da solenidade foi uma grande confraternização com políticos e representantes de associações e entidades locais.
O vigia Elizeu Vasconcelhos, 52 anos, era exemplo da animação da comunidade. Aguardou sua vez para cortar cabelo gratuitamente no estande da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) no final da tarde e depois foi conhecer o terminal. "Ficou muito bonito, gostei bastante", disse o passageiro de linhas que passam pela região da rodoviária. A idosa Aparecida Almeida dos Santos, 72 anos, passou pela unidade móvel do Procon para tirar dúvidas sobre problemas em sua casa e num caso sobre saúde. Ela também elogiou o novo terminal, "Ficou lindo!", dizendo que é usuária da linha 722 que passa pelo conjunto Ney Braga.
Inauguração foi coroada com Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) que encerrou evento abrindo concerto com "Maringá, Maringá", seguindo de clássicos da música erudita como Mozart, Beethoven, Brahams, Strauss, entre outros.
Os estantes das secretarias municipais ficaram lotados durante a tarde. Foram centenas de atendimentos e orientações gratuitas para a comunidade. Atividades da SeMulher reuniram 30 mulheres em curso de artesanato e mais de 50 atendimentos gerais. Já a Secretaria de Saúde fez 98 atendimentos, sendo maioria sobre questões de obesidade e cardíacas. A SASC fez 150 atendimentos informando sobre Bolsa-Família, programa Leite das Crianças, mais 52 cortes de cabelo, entre outros serviços. A Seduc recebeu mais de 100 pessoas que foram conhecer o kit escolar e também tirar fotografias com personagens infantis. Teve ainda os balões do Night Glow, apresentações artísticas em vários pontos do terminal, exibição de videos nas telas das plataformas, entre outros.
Prefeito Ulisses Maia chegou no final da tarde, passou pelos estandes, visitou comércios próximos e em seguida foi para o palco inaugurar o terminal. Solenidade durou mais de 2 horas e em seguida o prefeito foi cercado pelos populares para tirar fotografias. Com paciência atendeu a todos e ainda foi assistir concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná.
(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)