Hemocentro Regional de Maringá precisa de doadores de sangue
18/03/2020 18:00 em Notícias de Maringá

Há uma semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou pandemia do novo coronavírus (covid-19). Desde então, o número de doadores tem sido menor no Hemocentro Regional de Maringá, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Por isso, a direção do banco de sangue estimula que as pessoas que estiverem em boas condições de saúde, e fora de quarentena, procurem o local para doar, até porque o ambiente de doação está seguro mesmo nesse momento.

 

“Precisamos da colaboração dos doadores para garantir o abastecimento de sangue nos hospitais do Paraná, para atendimento contínuo das diversas enfermidades comuns à transfusão, como leucemia, dengue, acidentes automobilísticos, doenças hematológicas crônicas, entre outras”, pede Gerson Zanusso Junior, chefe técnico do Hemocentro.

 

Márcia Momesso, diretora do Hemocentro Regional de Maringá, esclarece que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde atualizaram os critérios de doação nos bancos de sangue em todo o Brasil, “a fim de reforçar a prevenção contra o novo coronavírus”. Os critérios de agora são:

 

• Pessoas com tosse, coriza, dor de garganta e com sinais de gripe e febre deverão esperar 15 dias após a melhora para doar.

 

• Pessoas que estiveram recentemente em outros países estão impedidas de doar por 30 dias depois da data de retorno.

 

• Pessoas que tiveram contato com pacientes com casos suspeitos ou diagnosticados pela covid-19 devem esperar pelo menos 30 dias para doar.

 

Quem pode doar – Pessoas que estejam bem de saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e com peso acima de 50 kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto. Os menores de idade só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Quem tiver 61 anos ou mais e nunca doou não pode doar. Evite alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, o período é de 12 horas.

 

Doe! – O Hemocentro Regional de Maringá atende de segunda a sexta-feira das 7h às 18h30, e aos sábados entre 7h e 12h30. O endereço é Avenida Mandacaru, 1.590, ao lado do Hospital Universitário da UEM, em Maringá (PR).

(Foto: Comunicação UEM)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!