O secretário de Saúde, Jair Biatto, falou hoje, 19, em sessão na Câmara de Vereadores de Maringá sobre cuidados de prevenção contra o coronavírus (Covid-19). Biatto detalhou aspectos do decreto municipal 445/2020, respondeu perguntas dos vereadores e alertou que é melhor prevenir agora para evitar que haja muitos casos e mortes pela doença em Maringá. "Vamos salvar maringaenses com essas medidas", anunciou o secretário em seu discurso. Ele também apresentou slides com dados sobre o Covid-19 ressaltando importância do isolamento de pacientes e do fechamento temporário das empresas.
Os vereadores William Gentil, Carlos Mariucci, Sidnei Telles, Odair Fogueteiro, Alex Chaves, Mário Verri, Chico Caiana, Jean Marques e Onivaldo Barris questionaram o secretário. Entre os temas estavam estabelecimentos comerciais, fake news, casos suspeitos e confirmados na cidade, despesas das pequenas empresas, vagas em hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), igrejas, grupos de risco, situação nos distritos, entre outros.
Biatto respondeu que a Secretaria de Saúde de Maringá tem uma grande capacidade técnica e que as medidas tomadas foram de um grande planejamento. Que não há necessidade de pânico da população. Secretário alertou mostrando comparações de casos e mortes na China e cidades da Europa. Que as que preveniram antes - com iniciativas parecidas com as de Maringá - tiveram menos casos da doença.
Informações passadas e gráficos comparativos servem de embasamento para vereadores passarem para seus eleitores e bairros onde moram.
(Foto: Aldemir de Moraes / PMM)