A Ouvidoria da prefeitura de Maringá recebeu em 13 dias 10.221 denúncias no telefone 156. Reclamações apontam estabelecimentos descumprindo decreto municipal 445/2020 em prevenção ao coronavírus. Diretor da Ouvidoria, Marcos Bogo, informa que é o maior volume de denúncias já recebido desde início dessa gestão. Situação mostra preocupação da população para reduzir riscos do contágio pelo coronavírus. Que isolamento é uma das principais medidas para reduzir riscos da doença.
Há operações integradas da prefeitura com forças de segurança desde o dia 20 de março, entre manhã e noite. Ontem, 1º, foram 403 denúncias, rendendo 240 vistorias e sete autuações. Das infrações flagradas ontem estão bares abertos à noite, sendo um caso no Parque das Laranjeiras, outro no Jardim Liberdade. Também foi verificado à tarde uma empresa no Jardim Novo Oasis operando sem alvará numa residência.
Desde o começo das operações já foram 10.221 denúncias, 2.264 vistorias, 150 notificações e 73 autuações. O Procon e a Secretaria de Saúde também fazem vistorias apurando denúncias de problemas com funcionários nas empresas e de venda abusiva de produtos, respectivamente. Operação mobiliza, em média, 150 pessoas entre secretarias da Fazenda, da Saúde, de Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Guarda Municipal, com apoio das polícias Militar, Civil e Rodoviária. Além de cobertura da imprensa local.
• Denúncias: fone 156 operando 24 horas. Decreto municipal e informações oficiais estão no site, Facebook e Instagram da prefeitura. Não compartilhe fake news!
(Foto: Andye Iore / PMM)