Offline

Farmácia de manipulação maringaense repassará Hidroxicloroquina para a prefeitura de Maringá
Notícias de Maringá
Publicado em 06/04/2020

A Medfórmula Farmácia de Manipulação fará o repasse inicial de 200 fórmulas do medicamento Hidroxicloroquina, para a Prefeitura Municipal de Maringá utilizar no tratamento das pessoas com caso de COVID-19 na cidade. Sua utilização tem se mostrado eficaz em vários países, inclusive no Brasil, no entanto, os estudos ainda estão sendo aprofundados para o aperfeiçoamento do seu uso.

 

Segundo o Farmacêutico Rodolfo Rocco - CRF-PR 20.153, a utilização desse medicamento é, por enquanto, o que tem se mostrado mais eficaz no tratamento contra o COVID-19, ainda que experimental. "Nós acreditamos que diante dessa situação que todos estão vivendo, com muitas preocupações e muitas incertezas, não poderíamos agir diferente. E como gestor de saúde, iremos repassar para a prefeitura da nossa cidade o que temos em estoque e atender, de forma direta, 200 pacientes que realmente irão precisar. A Medfórmula hoje é referência na manipulação de medicamentos na cidade de Maringá e região, e acredito que somos a única empresa na região com essa disponibilidade de estoque. Para isso, nós estamos comprometidos com a sociedade de Maringá, e faremos o possível para continuar ajudando a cuidar de toda a população maringaense e das cidades vizinhas que irão procurar a nossa cidade para o tratamento”, explicou Rocco.

 

O farmacêutico ainda explicou que devido à alta procura do medicamento pela população, por conta dos resultados que ele pode oferecer no combate ao coronavírus, o produto está em falta no mercado e a indicação direcionada e controlada será importante. “Hoje vivemos em um mundo muito dinâmico e quaisquer informações veiculadas sobre possíveis tratamentos geram uma corrida às farmácias. Foi o que aconteceu com a hidroxicloroquina. Caso algum paciente precise comprar a hidroxicloroquina hoje para iniciar o tratamento, dificilmente vai encontrá-la. O consumo sem critérios técnicos e a falta de orientação de um médico ou farmacêutico pode ter consequências graves como efeitos colaterais e falta de medicamento pra quem realmente terá benefício”, finalizou.

 

A hidroxicloroquina é um derivado menos tóxico da cloroquina e atualmente é utilizada para tratamento de doenças como malária, artrite reumatoide e lúpus. Estudos publicados no Chinese Clinical Trial Registry, utilizando o uso do medicamento contra o COVID-19, mostram que a hidroxicloroquina pode inibir a infecção. Em combinação com sua função anti-inflamatória, o medicamento tem um bom potencial para combater a doença.

 

Segundo nota explicativa do Ministério da Saúde, emitida no último dia 27 de março, “esses fármacos podem inibir a replicação de SARS COV, por meio da glicosilação terminal da Enzima Conversora de Angiotensina 2, produzida pelos vasos pulmonares, que pode afetar negativamente a ligação vírus-receptor (Al Bari, 2017 e Savarino 2006). Com relação ao SARS COV 2, Gautret e colaboradores demonstraram que após seis dias de tratamento com hidroxicloroquina (e hidroxicloroquina em associação com azitromicina), 70% dos pacientes estava sem detecção viral em relação ao grupo controle, o que em caráter preliminar, pode sugerir um potencial efeito antiviral no coronavírus humano”.

 

O medicamente já está disponível e será controlado pelo SUS. Pacientes indicados para o tratamento terão receitas médicas prescritas pelos médicos da secretaria de saúde de Maringá, assim como as orientações para retirá-lo sem custo na unidade da Medfórmula no Jardim Alvorada (Avenida Pedro Taques, 851). É importante ressaltar que independente do uso de qualquer medicamento, é extremamente necessária a quarentena com isolamento social durante o período indicado.

 

Segundo o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, a ação é orientada pelo ministério da saúde para o tratamento controlado dos casos de COVID-19. “Seguimos a orientação do ministério da saúde, que em caso de prescrição médica para o tratamento, é indicado usar o medicamento. A farmácia Medfórmula assinou um convenio com a prefeitura e inicialmente vai atender 200 pacientes. Já temos o medicamento disponibilizado no SUS e quero agradecer a Medfórmula que disponibilizou esse medicamento para o tratamento de pacientes em Maringá”, explicou em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (6).

 

Atualmente Maringá está com 33 casos confirmados de coronavírus, 612 sendo investigados e acompanhados e dois óbitos confirmados pela doença.

(Foto: Divulgação)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!