Offline

Novo decreto da Prefeitura de Maringá libera atividades de baixo risco, mas preserva quarentena
Notícias de Maringá
Publicado em 06/04/2020

“Está mantida a quarentena e as regras de prevenção, como o isolamento social e o distanciamento entre as pessoas, além do toque de recolher das 21 horas às 5 da manhã”, disse o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, ao abrir entrevista coletiva na manhã desta segunda, 6. A imprensa foi convidada para assinatura de novo decreto, liberando a retomada das atividades em alguns segmentos, e apresentação de iniciativas já adotadas pela Secretaria de Saúde na prevenção do coronavírus, além de dados estatísticos já consolidados sobre a pandemia na cidade. 

 

O decreto 502/2020 libera, a partir desta terça, 7, o funcionamento de oficinas mecânica, auto socorro, borracharias, delivery de autopeças, clínicas e consultórios médicos, clínicas veterinárias e pets shops, que poderão realizar procedimentos em animais, como banhos, apenas com recomendação de profissional da área e no formato delivery. Os estabelecimentos devem manter as portas fechadas ao tendimento presencial (veja detalhes no decreto em anexo). Todos os serviços devem obedecer as regras de prevenção, como controle rigoroso do fluxo de pessoas.

 

Ulisses Maia anunciou a criação de espaço para abrigar profissionais de saúde que estão na linha de frente da prevenção e, por conta dessa exposição, precisam proteger a família, não retornando diariamente para casa. “Já temos muitos servidores dormindo fora de suas casas e estamos trabalhando para contratar 100 leitos de hotel e preparando as instalações de duas escolas nas proximidades do Hospital Municipal e da UPA Zona Norte para servir de abrigo para deixar esses profissionais seguros”, disse o prefeito. 

 

O prefeito também anunciou o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes internados com teste positivo para Covid-19. A Medfórmula, farmácia de manipulação, cedeu gratuitamente doses do medicamento suficiente para o uso em 200 pacientes. A cloroquina será ministrada  conforme protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde e sobre rígido controle médico, exercido pela Secretaria de Saúde.  “Agradeço a doação e reitero: a cloroquina será usada com o máximo de restrições, seguindo protocolos”, acrescenta o prefeito.

(PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!