A principal recomendação do Ministério da Saúde no combate ao coronavírus (COVID-19) é ficar em casa e a Prefeitura de Maringá segue firme nas medidas de prevenção e combate à pandemia. Mas se você ou alguém que conhece precisar de atendimento médico, saiba como e onde buscar atendimento: a Prefeitura de Maringá realizou mudanças no funcionamento do sistema público de saúde e os atendimentos foram adaptados como estratégia de cautela.
5 NOVAS UPAS 24h - As UBSs Iguaçu, Mandacaru, Pinheiros, Zona Sul e Quebec agora são Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Devem ser buscadas em situações de urgência e emergência clínica ou cirúrgica como: dor de cabeça, diarreia, vômito, dores no peito e dores musculares. Confira os endereços no fim da matéria.
UPA ZONA NORTE 24h - Unidade exclusiva para pacientes que apresentem sintomas respiratórios agudos e com forte suspeita de terem contraído o coronavírus, com sintomas como: febre alta, tosse seca e falta de ar. Endereço: rua Ana Neri, 1073 - Jardim Alvorada.
UPA ZONA SUL/ HOSPITAL MUNICIPAL - Não realizam atendimento de portas abertas. As unidades estão reservadas para internamento de pacientes.
UBSs - Atendem de segunda a sexta (com exceção das que se tornaram upas). Devem ser buscadas para serviços como: vacina, curativo, atendimento de pediatra, consulta (médico da família e comunidade), retirada de medicamentos de uso contínuo e emergência odontológica.
PAC 24h - O Pronto Atendimento à Criança (PAC) é exclusivo para atendimentos de urgência e emergência de crianças, em situações que não possam ser atendidas nas UBSs. Endereço: avenida Sophia Rasgulaeff nº1053.
A Prefeitura de Maringá recomenda a busca de atendimento em casos necessários. Atendimentos e procedimentos não essenciais devem ser agendados nos próximos meses. Sempre que puder, fique em casa.
(PMM)