A Prefeitura de Maringá segue o trabalho de combate à dengue em todos os bairros do município. Nesta quarta, 8, inicia mais uma etapa do fumacê. Esta é uma ação do governo do Estado para aplicar produtos contra o mosquito Aedes aegypty em regiões com maior incidência de casos. Nesta fase serão 43 bairros contemplados, totalizando mais de 1 mil quarteirões.
Vistoria nas casas pelos agentes de endemias também é trabalho diário de prevenção e conscientização da dengue. Casas são fiscalizadas e os moradores são alertados sobre o risco iminente da proliferação do mosquito da dengue. Durante as vistorias os agentes mantêm dois metros de distância do morador e zelam pelos cuidados de higiene sempre lavando aos mãos e utilizando álcool em gel, como medida de prevenção ao coronavírus.
De acordo com a Secretaria de Estadual da Saúde (Sesa), 80% dos focos de dengue estão nas casas. Mas o trabalho só é efetivo com empenho de todos. A Secretaria de Saúde orienta para fazer a limpeza diária das quintas, eliminando todos os materiais que possam acumular focos do mosquitos, amarrar bem o saco de lixo, jogar o lixo no lixo e não nas vias públicas, cobrir espaços que acumulam água com lona, tampar caixas de d′água e limpar a piscina com produtos químicos. O cuidado é de todos.
(PMM)