A segunda fase de vacinação da campanha contra influenza inicia nesta quinta, 16, para portadores de doenças crônicas não transmissíveis, de 6 a 59 anos, e para trabalhadores da área da saúde. O município recebeu nesta quarta, 15, 25 mil novas doses enviadas pelo Governo Federal. Para evitar aglomerações e reforçar a prevenção ao coronavírus, a Secretaria de Saúde adotou nova estratégia de aplicação da vacina.
Portadores de doenças crônicas, de 6 a 59 anos, devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, ou seja, a mais próxima de sua casa (veja no anexo), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Para vacinação deste grupo é necessário além de documentos pessoais e carteira de vacinação, uma comprovação da doença (prescrição médica de até 2 anos), resultado de exame recente, ou outro documento que comprove o quadro.
Profissionais da saúde deverão se vacinar nos dias 16 e 17 de abril, das 10h às 16 horas, na Subseção Maringá do Conselho Regional de Farmácia (Coren - avenida Horácio Raccanello Filho, 5570, sala 1, térreo, Novo Centro). Deverão apresentar documentos pessoais, carteira de vacina e comprovação de que trabalha na área da saúde (crachá, holerite, carteira de trabalho, carteira profissional ou declaração do empregador).
Para esta nova fase de vacinação, além dos grupos citados acima, o Ministério da Saúde incluiu profissionais da força de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade, caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo e portuários. Esses deverão aguardar a divulgação de estratégia de vacinação.
“Divulgaremos novas estratégias conforme disponibilidade de doses, provavelmente na próxima semana. Desta forma, enfatizamos que os demais grupos aguardem a divulgação de trabalho para atendê-los de forma a evitar aglomerações e exposição às situações de risco para o coronavírus”, afirma a coordenadora de Imunobiológicos da Secretaria de Saúde de Maringá, Edlene Goes.
A terceira fase de vacinação iniciará no dia 9 de maio, contemplando professores das escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, indígenas, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.
(Foto: Thiago Louzada/PMM)