Offline
Maringá avança com prevenção e pesquisa sobre covid-19
17/04/2020 14:15 em Notícias de Maringá

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, anunciou em entrevista coletiva na manhã de hoje, 17, novas medidas de prevenção ao coronavírus na cidade, entre elas convênio para pesquisa de dispersão do vírus, aquisição de 300 mil máscaras, de 5 mil testes e de leitos de hotel para internamento de suspeitos. O encontrou com a imprensa marcou os 30 dias de publicação do primeiro decreto (436/2020), dispondo sobre medidas de prevenção. "O vírus é desconhecido, estamos conhecendo mais sobre ele e o que acontece em Maringá. Estamos salvando vidas com essas medidas", comentou o prefeito.

 

Maringá tem o melhor índice relacionando dados de situação epidemiológica comparando com outros pontos. São 66,7% em recuperados da doença. Enquanto no Paraná são 31,5%, Brasil com 48,5% e mundo com 28,02%. 

 

Dados sobre notificação entre 28 de fevereiro e 15 de abril apontam que Maringá teve 54% de mulheres notificadas, 55% entre 14 e 59 anos e 71% não tem comorbidade (doença prévia). Já entre casos positivos 59% foram homens, 63% sem comorbidade e 71% entre 14 e 59 anos. Dados indicam que medidas dos decretos estavam corretas, já que foram baseadas em referências científicas e ajudaram a evitar maior propagação do vírus na cidade. 

 

REABERTURA - Ulisses Maia respondeu perguntas da imprensa sobre reabertura de comércio e volta de prestação de serviços. Um novo decreto deve ser publicado entre hoje e amanhã indicando reabertura gradativa de alguns segmentos. Ainda há conversas e reuniões sobre. Além disso, o uso de máscaras passará a ser obrigatório. 

 

Também falaram no evento o presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hossokawa, e o reitor da Universidade Estadual de Maringá, Julio Damasceno. Ambos elogiaram iniciativas da prefeitura em prevenção ao coronavírus na cidade. Também participaram o Ministério Público, representantes das universidades e hospitais, 15ª Regional de Saúde, vereadores, entre outros.

(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!