Offline

UEM atua em trabalhos de extensão em bairros de Maringá e Ivaiporã
Notícias de Maringá
Publicado em 22/04/2020

O Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA), vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PEC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), preocupados com as crianças vulneráveis atendidas pelos projetos de extensão do programa, continua com suas atividades durante o período da pandemia.

 

Por meio das redes sociais, os integrantes do projeto mantêm contato com os adolescentes, mães e avós da comunidade em que atuam, conversando sobre as medidas de isolamento, levando informações sobre a Covid-19, as características do coronavírus, além de informar os benefícios emergenciais oferecidos pelo poder público.

 

“Também estamos em contato com escolas e núcleo de educação com o objetivo de verificar informações e disseminar as formas de acesso aos conteúdos escolares neste momento, além de estarmos solicitando ações dos conselhos de educação e de direitos da criança e do adolescente solicitando as ações dos conselhos de Maringá e Ivaiporã, frente à defesa de direitos na pandemia” esclarece Paula Marçal coordenadora do PCA.

 

Outra ação do programa é realizada por meio de um carro de som que passa nos bairros mais carentes, levando informações de telefones importantes (como conselho tutelar, CRAS, disque 100) caso a criança ou adolescente precisem procurar ajuda; além de levar à comunidade uma breve história com mensagem positiva para este período, visando atingir uma população que muitas vezes é privada de acesso à internet. “Em Ivaiporã também trabalhamos com cartazes na comunidade, contendo informações básicas sobre o conselho tutelar e o disque 100” completa Paula.

 

E ainda, em Maringá, um grupo de educadores do PCA, preocupados com o cancelamento das aulas presenciais devido ao isolamento social causado pela pandemia, de forma remota, está auxiliando os adolescentes nos conteúdos para o vestibular.

 

Para realizar o planejamento dessas ações, o PCA vem desenvolvendo discussões, por meio de live, sobre a pandemia e o direito de crianças e adolescentes com educadores sociais do Canadá, Estados Unidos, Bolívia, Brasil, Equador, Venezuela, Guatemala, Colômbia. 

(Comunicação UEM)

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!