Offline

Prefeitura de Maringá orienta sobre práticas corretas durante isolamento domiciliar
Notícias de Maringá
Publicado em 27/04/2020

O melhor a se fazer para evitar a contaminação do coronavírus é ficar em casa, sem aglomerações, mas há situações em que o isolamento domiciliar é regra aplicável, especialmente para quem foi diagnosticado ou apresenta suspeita. Nesses casos existe uma série de cuidados indispensáveis para evitar a proliferação do vírus e manter o ambiente seguro. 

 

Entre as orientações está o isolamento da pessoa com covid-19 em um cômodo, com a porta fechada e janelas abertas para circulação do ar e entrada de luz, além do uso de máscara. Sofás, cadeiras ou colchões não devem ser compartilhados e a recomendação é manter 2 metros de distância da pessoa infectada dos demais moradores. 

 

Objetos pessoais, como talheres, sabonetes, pasta de dente e toalhas, devem ser separados, as superfícies tocadas pela pessoa isolada devem ser limpas constantemente, em especial o banheiro, quando possível, deve ser de uso exclusivo. Lençóis da cama devem ser trocados pela pessoa isolada e se houver secreções o item deve ser embalado em sacos plásticos antes da limpeza, o mesmo vale para roupas. O guia completo pode ser acessado clicando aqui. 

 

De modo algum a pessoa confirmada ou com suspeita de covid-19 deve sair de casa sem autorização médica. O fim do isolamento será autorizado após avaliação de profissionais. Para quem veio do exterior ou de locais com casos confirmados, o distanciamento social também é válido, mesmo se não apresentar sintomas, como dor, febre e tosse seca. Neste caso o tempo de isolamento deve durar por 14 dias.  

 

Pessoas que apresentarem os sintomas pode conectar equipes de saúde por meio da Ouvidoria Municipal no telefone 156. Se sentir que necessidade de ajuda médica, o paciente deve se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento Zona Norte (R. Ana Neri, 1073 - Jardim Alvorada) e em urgências, ligar para o Samu (192).

(Arte: PMM)

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!