Offline
Carteira do Autista já teve solicitação de 500 paranaenses
14/05/2020 10:13 em Jogos Abertos de Maringá

Pessoas com autismo agora têm prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, com a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Em apenas uma semana, aproximadamente 500 pessoas já solicitaram o documento, que foi lançado no Paraná no último dia 4, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e da Celepar. 

 

Além dos serviços públicos, o atendimento em estabelecimentos privados, como supermercados, bancos, farmácias, restaurantes e lojas em geral, também será prioritário. O documento é digital e gratuito, com possibilidade de impressão pelo próprio usuário ou responsável. 

 

Ney Leprevost, secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho (foto), destacou o trabalho realizado pela equipe da pasta para tornar este projeto realidade e garantir os direitos dessa população, que muitas vezes passa despercebida na sociedade.

 

Para Roseli Barossi, mãe dos gêmeos Rafael e Giovana Costa, ambos com o espectro autista, a carteira veio trazer mais visibilidade sobre o autismo.

 

Para solicitar o documento basta acessar carteiradoautista.pr.gov.br, fazer o cadastro e seguir o passo a passo com o preenchimento e envio dos documentos necessários. 

 

A lista de dados necessários pode ser consultada diretamente na página. Em caso de dúvidas, a pessoa pode entrar em contato com o Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência pelo email cpcd@sejuf.pr.gov.br ou pelo telefone (41) 3210-2430.

(Assessoria)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!