Offline
Uso de máscara e distanciamento são foco de mobilização integrada da Prefeitura de Maringá
22/05/2020 11:19 em Notícias de Maringá

Ontem, 21, foi primeiro dia do novo foco de ações integradas entre prefeitura de Maringá e forças de segurança em prevenção ao coronavírus. Ação começou por volta das 16h com reunião na sede do 4º Batalhão de Polícia Militar e durou mais de 6 horas. Foram mais de 45 pessoas em 21 viaturas. "Ainda há pessoas reunidas onde outras já passaram durante todo dia como se estivessem numa situação normal e não existisse um vírus que contamina. Pior ainda é que muitas pessoas sem máscara nessas aglomerações", comenta secretário de Segurança Pública, Clodoaldo Rossi, sobre risco de contaminação. 

 

Centenas de pessoas foram orientadas quanto ao uso de máscara de proteção e distanciamento em locais públicos. Mobilização integrada visitou dez lugares públicos onde milhares de pessoas costumam frequentar diariamente em Maringá e também distrito de Iguatemi. Participaram polícias Militar e Civil, Guarda Municipal, secretarias de Mobilidade Urbana (Semob), da Fazenda (SeFaz), da Saúde e Comunicação. Houve cobertura da imprensa local, inclusive ao vivo. 

 

No geral, orientações foram bem recebidas na maioria dos pontos. Único lugar onde agentes, fiscais e policiais foram hostilizados e desrespeitados foi no Bosque 2, região nobre da cidade. De centenas de abordagens de orientação em todos os pontos, no Bosque 2  pessoas que caminhavam reagiram negativamente às informações chegando até a ofender membros da mobilização integrada. "É como se estivessem alienadas do problema que acontece", lamenta Rossi. 

 

Todos lugares visitados têm denúncias de moradores no telefone 156 da Ouvidoria Municipal. Outras situações verificadas durante a noite de ontem foram pessoas usando a Academias da Terceira Idade (ATIs), espaços que foram isolados com fitas. E bares de Iguatemi com mesas na calçada, descumprindo decreto municipal. 

 

Também houve fiscalização de comércio, bares e restaurantes por outra equipe da SeFaz. Comando da Polícia Militar informa que não houve ocorrência sobre toque de recolher após 23h. Mobilização integrada continua hoje e no final de semana. Haverá novos focos como bingos clandestinos e festas irregulares em chácaras. 

 

PONTOS DE ORIENTAÇÕES:

• Praça do Antigo Aeroporto

• Parque do Ingá

• Praça de Patinação (Banks)

• Praça da Catedral

• Bosque 2

• Bosque das Grevíleas

• Vila Olímpica

• Estacionamento do Willie Davids

• São Domingos

• Iguatemi

(Texto: Andye Iore. Foto: Thiago Louzada / PMM)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!