O plantão de acolhimento psicológico realizou 2,2 mil atendimentos até esta quarta, 27. O serviço, implantado há 63 dias, foi criado como um instrumento de enfrentamento ao coronavírus. Entre os temas mais abordados pelos pacientes estão as dificuldades de adaptação a rotina de isolamento domiciliar, causada pelo coronavírus, conflitos, solidão e agravamento de transtorno mental. O serviço funciona todos os dias, das 7h às 19h, pelo telefone (44) 3309-4700.
O público feminino totaliza 75% das ligações, enquanto o masculino, 25%. A maioria das pessoas que utilizam o serviço pertence a faixa etária de 31 a 50 anos e 20% afirmaram morar sozinhas.
Outra atividade desenvolvida pelo plantão é o monitoramento dos usuários já vinculados ao trabalho psicológico desenvolvido na Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pacientes indicados pelas equipes da Estratégia Saúde da Família. Até o momento, 725 pacientes são monitoradas pelo acolhimento psicológico.
A coordenadora de Saúde Mental, Maria Heloisa Cella, explica que a escuta qualificada de um profissional da psicologia proporciona condições para que a pessoa possa ter o seu sofrimento acolhido e legitimado. Todo cidadão pode procurar o acolhimento psicológico.
(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)