Em Maringá, descarte correto do lixo diminuiu impacto ambiental e gera renda às cooperativas
06/06/2020 08:48 em Notícias de Maringá

Na sexta, 5, é o dia mundial do meio ambiente e diversos problemas relacionados a ele são gerados pelo descarte incorreto de resíduos. A contaminação do solo, poluição do ar e riscos à saúde pública estão entre eles. Por exemplo, você sabia que uma garrafa pet leva cerca de 100 anos para se decompor? Mas se for descartada corretamente, ela é reutilizada, diminuindo o impacto ambiental e gerando renda às cooperativas. 

 

A Prefeitura de Maringá recolhe diariamente cerca de 400 mil quilos de lixo orgânico e reciclável, por meio da coleta seletiva e coleta convencional. A reciclagem dos materiais recolhidos é realizada por 5 cooperativas contratadas pelo município. Este setor além de movimentar a economia e empregar 150 pessoas, contribui com o meio ambiente. Isto porque, possibilita a transformação do lixo em novos produtos.

 

Por outro lado, outras 5 toneladas são recolhidas diariamente de resíduos descartados de forma irregular nas vias públicas, canteiros, terrenos e fundos de vale. O que gera a  poluição do meio ambiente, contribui com enchentes, com a proliferação do mosquito transmissor da dengue, escorpiões, ratos, baratas, entre outros. 

A Prefeitura de Maringá quer saber: você sabe fazer o descarte correto do lixo produzido na sua casa?  Veja como separar os materiais inservíveis para coleta.   

 

COLETA CONVENCIONAL - A coleta convencional recolhe resíduos orgânicos, como restos de alimentos, fraldas descartáveis, papéis higiênicos e varrições. Lembre-se de amarrar bem as sacolas para facilitar os agentes da coleta. Os caminhões passam três vezes por semana nos bairros. Confira no anexo ao lado os dias que o caminhão da coleta convencional passará na sua rua. 

 

COLETA SELETIVA - Na coleta seletiva devem ser descartados papéis, plásticos, metais e vidros que devem ser colocados em uma única embalagem para facilitar o recolhimento. Qualquer material que possa oferecer algum tipo de risco para os coletores, deve ser inserido em recipientes vedados que anulem o perigo, como caixas de leite e garrafas PET. Quer ajudar ainda mais os coletores? Escreva na embalagem do que se trata o material. Confira no anexo ao lado os dias que o caminhão da coleta convencional passará na sua rua. 

 

ELETROELETRÔNICOS - Lâmpadas, computadores, cabos, televisores, carregadores, rádios, impressoras, teclados e demais eletroeletrônicos, podem ser descartados nos ecopontos disponibilizados pela Prefeitura de Maringá. Confira no anexo ao lado os 11 locais onde o descarte pode ser feito.  

 

MÓVEIS  - O descarte de materiais como sofás, guarda-roupas, estantes, suportes de cama, etc., deve ser feito em ações de coleta da prefeitura ou contrate um serviço terceirizado de pedreiras ou caçambas particulares. Atenção: o descarte em locais públicos é crime e pode gerar multa de R$2 mil a R$500 mil (Lei Ambiental decreto 337/2018 art. 38).

 

ECOPONTO - O primeiro ecoponto, no Jardim Piatã está em fase final de instalação e deve começar a funcionar esse mês. Dois contêineres de 12 metros, com repartições para cada material, foram instalados no local para receber recicláveis e inservíveis, como eletrônicos, resíduos de construção civil e volumosos (móveis, sofás, colchões). Outros cinco ecopontos estão previstos para esse ano.

(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!