A temporada internacional de atletismo está finalmente recomeçando, mesmo com restrições, depois de tantos adiamentos e cancelamentos de competições provocados pela pandemia global de COVID-19. Nesta quinta-feira, no Estádio Bislett, em Oslo, Noruega, foram realizados os denominados "Jogos Impossíveis", integrantes há tempos da Liga Diamante, mas que neste ano não faz parte do principal circuito de eventos da World Atlhetics, ex-IAAF.
Em Oslo, o norueguês Karsten Warholm, bicampeão mundial nos 400 m com barreiras, bateu o recorde mundial dos 300 m com barreiras, prova não olímpica, com 33.78. Ele correu sozinho e abaixou em 0,7 segundo o antigo recorde, que pertencia ao britânico Chris Rawlison, desde 2002. O estádio não teve público e seguiu as restrições impostas pelo governo da Noruega.
Além da capital norueguesa, o evento contou com participantes na França e no Quênia, competindo à distância. Entre essas disputas, destaque para o duelo entre o francês Renaud Lavillenie e o sueco Armand Duplantis no salto com vara. Duplantis venceu com 5,86 m, em Oslo. Já Lavillenie, medalhista de ouro em Londres-2012, competiu em Clermont-Ferrand, na França, e parou na marca dos 5,81 m.
Esta ação da Liga Diamante foi muito comemorada, apesar de um evento exibição. Segundo os organizadores, o impossível se tornou possível.
(Foto: World Athletics)
MAIS...