O deputado Arilson Chiorato (PT) protocolou na segunda-feira (15/06) o requerimento 0157788/20 endereçado ao presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia, e Presidente do Senado Davi Alcolumbre para manifestar apoio à proposta de manutenção e ampliação da participação da União no FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Um recurso de grande importância, especialmente para os pequenos municípios.
Os recursos do FUNDEB são fundamentais para o exercício de uma educação de qualidade, que dê boas condições de trabalho para os professores e demais educadores e de aprendizagem para os estudantes. O recurso é investido nas crianças e nos jovens matriculados na rede básica de ensino e é extremamente necessário para a manutenção das creches e escolas públicas, especialmente as municipais, visto que muitos municípios sofrem com arrecadação própria.
O deputado Arilson compreende que “o FUNDEB tem sido de vital importância para o financiamento e expansão das vagas da educação básica. Entendemos que muitas das metas da educação básica ainda estão por serem alcançadas. E que a complementação do FUNDEB é necessária para que os Estados e o país possam atingir as metas definidas no Plano Nacional de Educação (PNE). Não podemos deixar com que ele não seja rediscutido, renovado e ampliado, para melhorar ainda mais as condições da nossa educação e do futuro do nosso país.”
(Assessoria)