Prefeitura de Maringá incentiva e avança na Inovação Tecnológica
02/07/2020 19:20 em Notícias de Maringá

Tarde de hoje, 2, no Paço Municipal, teve destaque para Inovação Tecnológica. Reunião apresentou projeto ISS 2020 e lançou edital de Inovação 2020. Prefeito Ulisses Maia viu apresentações, recebeu relatórios e novas informações das secretarias de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide), da Fazenda (SeFaz) e Bem Estar Animal e Meio Ambiente (Sema). "A inovação é muito importante para uma cidade", anunciou o prefeito. "Estamos cumprindo compromissos que fizemos com o setor". 

 

Edital foi publicado no dia 30 de junho no órgão oficial, recebendo 59 projetos. ISS 2020 já está em andamento, com estimativa de impulsionar segmento com R$ 2 milhões. 

 

Evento também validou com Atestado de Capacidade Técnica os apps Petis (sobre castração de animais) e Flugo (sobre filas em atendimento público), operando desde ano passado e melhorando serviços para comunidade. Outra novidade é que no começo de agosto a Sala do Empreendedor ganhará uma nova e maior sede, oferecendo mais serviços. Novidade impulsionada pela conquista do troféu Selo de Ouro de Referência ao Atendimento, disputado por 164 Salas do Empreendedor do Paraná. 

 

Todos esses projetos colocados em prática também ajudam prefeitura a promover a retomada econômica de Maringá durante a pandemia de coronavírus. 

 

Um exemplo está na Tecnologia da Informação (TI). Setor não parou de trabalhar. Funcionários foram para home office logo no começo da pandemia no Brasil. Não houve demissão. Pelo contrário. Há mais de 100 vagas disponíveis nas empresas maringaenses, anuncia presidente da Software by Maringá, Robinson Patroni. 

 

TI maringaense tem aproximadamente 400 empresas, empregando 5 mil pessoas, com salário acima do mercado. Segmento faturou R$ 800 milhões em 2017, mais que dobrando ano passado e dez vezes mais que há sete anos. Expectativas são positivas já que Parque do TI está em andamento na avenida Nildo Ribeiro da Rocha. Primeiras empresas que compraram terreno já estão com documentos em cartório e em breve entrando com projetos na prefeitura para construção das primeiras edificações no parque.

 

Também participou da reunião hoje Mohamad Ali Awada Sobrinho representando a sociedade civil organizada. Ele parabenizou prefeito Ulisses Maia. "Prefeitura está colhendo frutos pelo prefeito colocar pessoas técnicas e não políticas nos cargos. Foi uma coragem fazer isso e tem resultado agora", citou. Vereador Flávio Mantovani também parabenizou prefeitura pelos resultados. 

 

Diretor da Seide, Cesar Rael, aponta que Lei de Inovação de 2017 colocou Maringá em destaque no Paraná com digitalização, transparência, geração de emprego, arrecadação de impostos, agilidade no serviço público, entre outros. 

(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!