Maringaense Tábata está a uma passada das Olimpíadas do Japão
31/07/2020 17:24 em Atletismo

A atleta maringaense Tábata Vitorino de Carvalho, 24 anos, treina para disputar os próximos Jogos Olímpicos. Se competições fossem agora ela já estaria classificada, pois tem o melhor tempo nos 400 metros rasos, estando em primeiro lugar no ranking brasileiro. Ela marcou 52seg15 no Torneio da Federação Paulista de Atletismo, realizado em março desse ano, em Bragança Paulista (SP). "Acho que posso melhorar ainda mais essa marca e garantir vaga para as Olimpiadas", anuncia a atleta maringaense. 

 

 

Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados em prevenção ao coronavírus. A 32ª edição dos Jogos que estariam acontecendo agora na data original, passaram para entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021.

 

Com isso, Tábata Carvalho se prepara para competições no final do ano que valem vagas para Olimpíadas para melhores tempos. O índice para Jogos Olímpicos é de 51seg35. Apenas 50 décimos da marca atual da maringaense. E que é 10ª melhor marca da história do atletismo brasileiro. Próxima agenda da atleta é treinamento com Seleção Brasileira, em Portugal, em agosto. 

 

Ela faz parte da Associação de Atletismo de Maringá (AAM), que recebe apoio da prefeitura. "Melhoramos muito os investimentos nos esportes de alto rendimento. Tanto para associações como bolsas para atletas. É uma valorização esportiva visível", considera secretário de Esportes e Lazer, Valmir Fassina. Ele cita que investimento no esporte na atual gestão é de cinco vezes mais que gestões anteriores. E resultado está em atletas como Tábata Carvalho. Inclusive com projeções para próximas Olimpíadas.

 

Tábata Carvalho  começou a competir com 9 anos de idade, estreando na Corrida Rústica do Mandacarú. E não parou mais. Além de ter melhor marca nacional, ela também soma 14 títulos nacionais e é campeã sulamericana. Tábata Carvalho treina diariamente nas ruas da cidade e na pista de atletismo do estádio Willie Davis. Mesmo com visibilidade internacional, ela revela que nunca pensou em sair de Maringá, mesmo recebendo propostas. Que gosta de representar sua cidade nas competições. 

(Texto: Andye Iore. Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!