Curso de Padronização Nacional de Arbitragem de Handebol define programação
01/08/2020 11:49 em Handebol

A Gerência do Beach Handball da Confederação Brasileira de Handebol divulgou a programação do I Curso de Padronização Nacional de Arbitragem de Beach Handball On-Line. Com início na segunda-feira, 03, o evento integra o cronograma de ações divulgados pela gerência na última reunião com as Federações Estaduais no mês de junho.

 

 

“Estamos promovendo esse curso para manter a arbitragem sempre no alto nível dentro do Brasil, e que em todos os estados e municípios os árbitros apitem da mesma forma. E isso é muito importante, porque assim, mantemos a evolução do Beach Handball e o Brasil entre os melhores do mundo. E a arbitragem tem que evoluir conforme a parte técnica do jogo”, observa Stanley Mackenzie, diretor do departamento do Beach Handball da Confederação Brasileira de Handebol.

 

 

Sistematizado em módulos diários, o evento se estende durante a semana e cada tema será apresentado por um árbitro brasileiro de categoria internacional iniciando impreterivelmente às 20 horas. O objetivo é a padronização da arbitragem nacional já atuante e não a formação de novos árbitros. Importante ressaltar que haverá certificação para aqueles que acompanharem todos os módulos ao vivo e tiverem frequência de igual ou superior a 80%. As inscrições foram realizadas pelas próprias Federações Estaduais através de seus departamentos de arbitragem.

 

 

“Com essas plataformas on-line, podemos fazer uma padronização nacional e conseguir levar informação atualizada para todo o Brasil. Na padronização, nós levamos a informação mais atualizada sobre aqueles pontos que achamos que eram os mais importantes, que tem muita diferença da praia para a quadra. Pensamos em fazer algo semelhante ao minicurso que temos na Federação Internacional sempre quando vamos a um Campeonato Mundial”, explica Luiz Filipe Caldas, diretor de arbitragem do Beach Handball da Confederação Brasileira de Handebol.

 

O calendário nacional proposto para 2020 foi elaborado para iniciar ao final do ano, com as fases do Circuito Brasileiro de Beach Handball entre novembro e dezembro, sendo as categorias cadete e juvenil sediadas em Niterói-RJ e a adulta em João Pessoa-PB. O calendário está sujeito à alterações conforme determinações e regulamentações das autoridades municipais, estaduais e federais de Saúde Pública.

 

Segue o programa da padronização:
Segunda-feira, 03 de agosto de 2020: Golden Gol e Shoot Out - Flávio Assis
Funcionamento
Saída do Goleiro
Posicionamento dos Árbitros

Terça-feira, 04 de agosto de 2020: Árbitro de Beach Handball e Mecânica de Arbitragem - Fabiano Carvalho
Posicionamento
Trocas de posição
Treinando táticas de arbitragem
O uso do headset
Erros comuns

Quarta-feira, 05 de agosto de 2020: Tiros - Sidiney Santos
Tiro de árbitro
Tiro de lateral
Tiro de meta (Goleiro executar antes de sair/ Bloqueio do defensor na execução/ Recuo)
Tiro livre
Tiro de 6 metros
Execução dos tiros

Quinta-feira, 06 de agosto de 2020: Gols - Silvio Lago
1 ponto e 2 pontos
Goleiros
Especialistas
360º
Aéreos
Espetaculares

Sexta-feira, 07 de agosto de 2020: Conduta para com o Adversário e Punições: Wanderson Oliveira e Luiz Filipe Caldas
Atitudes Antidesportivas
Atitudes Antidesportivas Graves
Sanção Progressiva
(Texto: Patrícia Lima/CBHb)

MAIS...

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!