04 de agosto de 1937. Há 83 anos era fundada a Federação Paranaense de Futebol, que surgiu ao lado da Liga Curitibana de Futebol para administrar o esporte no Estado. Inicialmente, a Liga seria responsável pelo futebol na capital, enquanto a Federação teria jurisdição estadual, sendo seu primeiro presidente Roberto Barroso.
Dois anos após sua criação, a FPF passou a atuar como maior entidade de futebol do Estado, quando a Liga Curitibana de Futebol foi extinta. Inicialmente, seus membros eram Clube Atlético Paranaense, Coritiba Foot Ball Club, Britânia Esporte Clube, Clube Atlético Ferroviário, Esporte Clube Água Verde, Sociedade Educação Física Juventus, Palestra Itália e Liga de Futebol Regional de Paranaguá. Nesta ocasião, foi criado o símbolo da entidade, o pinhão estilizado, pelo ex-jogador Luís Garai Cunha, que integrou as equipes do Palestra Itália e Seleção Paranaense.
Na ocasião de sua fundação, em 1937, a FPF tinha sua sede no centro de Curitiba, no edifício Garcez, na Rua XV de Novembro. A entidade ainda teve sede na Avenida Manoel Ribas, nas Mercês, antes de, em 1979, ser inaugurada a Sede da FPF no Tarumã, ao lado do estádio Pinheirão, que à época estava em construção. O novo estádio foi inaugurado apenas em 1985, com a presença das Seleções do Paraná e de Santa Catarina.
Hoje, a Federação Paranaense de Futebol representa 74 filiados ativos, entre clubes profissionais, clubes amadores e ligas regionais, e tem como principal competição o Campeonato Paranaense, que vai conhecer o seu campeão de 2020 nesta quarta-feira, 05, em uma final entre Coritiba e Athletico Paranaense. Ao todo, entre todas as categorias, 21 competições são organizadas pela entidade, tendo a sua principal o Campeonato Paranaense.
A Federação Paranaense de Futebol tem como responsabilidade organizar campeonatos, credenciar o esporte no Estado e dar todo apoio aos filiados, representando os clubes paranaenses na Confederação Brasileira de Futebol. O presidente da FPF é o Sr. Hélio Pereira Cury, que está à frente da entidade desde 2007.
(FPF)
MAIS...