O professor Ary Façanha de Sá morreu, na madrugada deste domingo (16/8), aos 92 anos, em Brasília, no Distrito Federal. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Ary foi o idealizador dos antigos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), nos anos 1970, que deram um grande impulso ao atletismo brasileiro.
Nascido no interior do Maranhão, em 1928, e criado na capital São Luís, se firmou em Brasília em 1975. Ary disputou duas edições de Jogos Olímpicos, em Helsinque-1952 (4º colocado no salto em distância) e Melbourne-1956, foi o primeiro brasileiro a ultrapassar a marca dos 7 m no salto em distância, recordista sul-americano da prova por 22 anos, recordista pan-americano e preparador físico do time de futebol do Vasco da Gama e descobridor do campeão olímpico Joaquim Cruz. Nas duas edições dos Jogos Olímpicos, foi companheiro de Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico do salto triplo.
O presidente do Conselho de Administração da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho, decretou luto oficial da entidade por três dias.
MAIS...