A primeira rodada cheia do Brasileiro Feminino A-1 desde a paralisação chegou com tudo. Neste sábado (29), três partidas agitaram os gramados pelo país e tiveram muita emoção. O destaque ficou para o duelo de abertura, disputado no principal palco de Minas Gerais. No Mineirão, o Cruzeiro recebeu o Grêmio no início da tarde e perdeu por 2 a 1, de virada, com gols de Jajá para as donas da casa e de Karina e Mariza para o Tricolor.
Com o resultado, as cruzeirenses se mantiveram com nove pontos, com três vitórias e três derrotas. Já as gaúchas encostaram no topo da tabela, com 12 pontos, somando quatro vitórias e duas derrotas.
O jogo
As gremistas começaram melhor no confronto, mas quem abriu o placar foram as Cabulosas. O gol do Cruzeiro veio aos 12 minutos, com Jajá. Em cobrança de escanteio, a zagueira ficou com a posse e conseguiu marcar na primeira boa chance do time celeste. Logo depois, porém, o Grêmio foi ao campo cruzeirense e conseguiu o empate. A primeira tentativa foi de Marta, que parou na goleira Mariana. Em seguida, Karina ficou com a sobra e colocou a bola no fundo da rede. No fim da etapa inicial, o marcador estava em 1 a 1.
A segunda etapa foi equilibrada, mas as melhores chances foram do lado azul mineiro. Enquanto as tricolores faziam boas jogadas com o trio ofensivo, o time celeste conseguiu assustar a goleira Raissa mais vezes, mas o panorama não mudou. Já na reta final, as gaúchas melhoraram, fizeram mais pressão e conseguiram a virada aos 39 minutos. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou na área para Mariza chutar e marcar o 2 a 1, resultado final do duelo.
Com uma a mais, Palmeiras goleia Ponte Preta no Moisés Lucarelli
Na segunda partida da sexta rodada, o Palmeiras demorou a encaixar antes de vencer a Ponte Preta por 4 a 1 no Moisés Lucarelli. Aos 30 minutos, a Macaca acabou com uma jogadora expulsa, quando Raquel levou o segundo cartão amarelo. Pouco tempo depois, aos 37', a artilheira Carla Nunes conseguiu abrir o placar para as palmeirenses depois de passe de Angelina. Antes do fim da etapa inicial, a Ponte conseguiu empatar com a camisa 11 Naiane, que aproveitou a falha da defesa alviverde, roubou a bola no meio de campo e fez um lindo gol.
A segunda parte do duelo foi de domínio do time paulista. Atacando muito e criando chances, as visitantes chegaram bem e conseguiram um pênalti aos 16'. A atacante Carla Nunes foi novamente para a bola e marcou, chutando do lado esquerdo da meta alvinegra. Depois, o Palmeiras ainda ampliou a vantagem com um golaço de Ary Borges aos 25 minutos e outro de Ottilia, deixando o placar em 4 a 1.
O resultado foi importante para as palestrinas, que também colam na parte de cima da tabela com 12 pontos, quatro vitórias e duas derrotas. Já a Ponte segue na última posição, sem somar pontos, com seis derrotas.
Iranduba vence Vitória-BA e sai da zona de rebaixamento
Encerrando os jogos deste sábado, o Iranduba foi até o Barradão, em Salvador (BA), enfrentar o Vitória-BA. Com gols de Day, Thais e Nathalia, a equipe de Manaus conseguiu importante resultado positivo por 3 a 0 e saiu da zona de rebaixamento por hora, com três vitórias e três derrotas, aguardando os resultados de domingo para confirmar a posição na tabela. Já as baianas continuam na penúltima posição, com seis derrotas.
A partida começou equilibrada, com os dois times criando boas oportunidades. Mesmo jogando duro e conseguindo chegar ao gol adversário, as rubro-negras não conseguiram evitar dois gols das visitantes em jogadas similares. Em dois lances pela linha de fundo, aos 35 e 41 minutos, Day e Thais marcaram os primeiros gols da partida. Já no segundo tempo, foi a vez de Nathalia receber na área sozinha e chutar a bola no fundo da rede, fechando o placar em 3 a 0.
(Texto: CBF. Foto: Jéssica Maldonado/Grêmio)