Lúcio Flávio/Bonde
O Londrina sentiu a pressão na reta final da Série B e a derrota na noite de terça-feira para o Atlético Goianiense por 3 a 2, no Estádio do Café, tira o alviceleste da briga pelo acesso. Matematicamente ainda há chances, mas na prática não vai ser possível.
Quando o campeonato afunilou, faltou melhor qualidade técnica do time, situação observada desde o início. Nos últimos cinco jogos, ganhou apenas uma partida. Em três confrontos em casa, somou somente dois pontos. E como os adversários não vacilaram, o time sucumbiu.
A partida foi boa. Aberta, com boas chances para os dois lados e muita movimentação. Perder para o Atlético não é demérito nenhum.
A equipe goiana é disparada a melhor da competição e não é por acaso que está desde a primeira rodada no G4. Sobe de forma merecida e será o campeã.
Ao Londrina não faltou valentia e coragem, sobretudo no segundo tempo, quando as entradas de Rafael Gava e Safira melhoraram o time.
Saiu duas vezes atrás do placar, em dois gols do ótimo atacante Júnior Viçosa, buscou o empate e teve chances para vencer. Mas, o Atlético ganhou na qualidade e foi o único nesta Série B a fazer três gols na melhor defesa do campeonato.
O jogo ficou marcado por três erros decisivos do trio de arbitragem, comando pelo árbitro Fifa Ricardo Marques Ribeiro. No primeiro gol do Londrina, o zagueiro Everton Sena estava impedido quando testou para o fundo das redes.
O pênalti marcado a favor do LEC no segundo tempo não existiu. Jô foi derrubado fora da área. Germano cobrou bem e empatou em 2 a 2. Porém, na sequência o LEC teve uma bola, que entrou, mas o árbitro não assinalou o gol e entendeu que o zagueiro tirou em cima da linha. Era um lance simples de se acertar se o futebol já tivesse adotado o uso da tecnologia.
O Londrina foi prejudicado em vários lances capitais ao longo da competição, mas também foi beneficiado em outros. Como a maioria dos times. Não foi a arbitragem que fez a vaga ficar distante.
Quando o jogo encaminhava para o empate, o Atlético achou um raro contra-ataque no segundo tempo e chegou ao gol da vitória através de Luiz Fernando, aos 40 minutos. Bobearam Marcelo e Lucas Ramon no lance.
Os últimos resultados foram ruins, mas não invalidam a ótima campanha e o belo trabalho que o Londrina realizou nesta Série B. O time está reabilitado a nível nacional e a torcida voltou a ter orgulho.
Cabe ao time encarar da melhor forma possível os três últimos jogos e terminar a competição com três vitórias.