O Grêmio enfrentou o Bahia na noite de quinta-feira, no Pituaçu, em partida válida pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols de Alisson e Darlan, o Tricolor venceu a equipe da casa por 2 a 0, conquistando três pontos na competição.
O jogo começou bem disputado, com o Bahia buscando impor seu ritmo na partida. Logo nos primeiros minutos, Gilberto fez uma boa finalização, soltando uma bomba em direção a meta gremista, mas Vanderlei fez a defesa. Em seguida, foi a vez de Élber sair no contra-ataque em velocidade e acionar novamente Gilberto, que chutou, mas David Braz conseguiu bloquear o lance.
Passados 13’, o Bahia chegou de novo com um cruzamento da direita feito por Ernando. Juninho recebeu e completou a gol, mas mandou pra fora, para sorte do Tricolor. O Grêmio tentou responder com uma jogada ensaiada. Em cobrança de falta, Alisson tocou para David Braz, que girou e finalizou, obrigando Mateus Claus a uma grande defesa. Outra oportunidade adversária surgiu com Élber, que começou uma jogada da esquerda para a direita, até a bola chegar a Rodriguinho que, livre da marcação, chutou cruzado, para Vanderlei defender. Logo em seguida, Juninho tirou do goleiro gremista e, por cobertura, a bola chegou para Gilberto, que cabeceou por sobre o gol.
Mas foi aos 23’, que o Grêmio conseguiu chegar bem ao ataque e ser efetivo. Cortez cobrou lateral, colocando a bola dentro da área - a zaga afastou e a bola chegou a Alisson, que chutou rasteiro, no canto direito da meta baiana e Mateus Claus não conseguiu defender. Não demorou muito e quase que o Tricolor ampliou o marcador. Alisson recebeu na pequena área, tirou do goleiro e sobrou para Darlan, que chutou, mas a zaga bloqueou.
Aos 29’, Everton fez um cruzamento na cabeça de Diego Souza, que desviou para a meta, mas a bola passou por sobre o gol do Bahia.
Respondendo aos ataques gremistas, o time da casa ameaçou com uma cobrança de falta frontal. Gilberto chutou rasteiro, houve o desvio, mas a bola se perdeu pela linha de fundo.
Na reta final do primeiro tempo, aos 41’, Cortez deu um bom passe para Alisson, que encontrou Diego Souza no meio. O centroavante escorou para Isaque, que chutou, mas a bola saiu raspando a trave. Ao final, Orejuela dominou na direita e chutou, mas mandou para fora.
O Grêmio voltou mais ofensivo na segunda etapa, conseguindo trabalhar bem a bola e construir boas jogadas. Logo aos 2’, Cortez saiu em velocidade pela esquerda e cruzou na área, mas a defesa baiana cortou pela linha de fundo. Os adversários responderam aos 7’, com muito perigo - Gilberto saiu em contra-ataque e invadiu a área em velocidade, finalizando a gol. Vanderlei saiu para fazer uma grande defesa e afastar o perigo.
Aos 8’, o marcador mudou. Trabalhando bem a bola com qualidade, Everton driblou a marcação no meio e acionou Darlan mais à esquerda. O volante mandou uma pancada, assinalando o segundo gol gremista. Em seguida, em contra-ataque após um erro baiano, Isaque, pela direita, invadiu a área e chutou cruzado, mas saiu a linha de fundo. Já o Bahia respondeu com uma bola na trave de Rodriguinho, que mandou forte a gol.
Com 17’, Matheus Henrique serviu Orejuela na direita. O lateral chutou, mas o goleiro defendeu. Minutos depois, Matheus Henrique acabou expulso, após levar o segundo cartão amarelo na partida.
A equipe do Bahia chegou com cobranças de faltas. Na primeira, Rossi desviou, mas a bola saiu a linha de fundo e na segunda, a defesa tricolor afastou. Com um jogador a menos, os gremistas acabaram sendo mais pressionados, mas se fecharam para impedir os ataques baianos.
Depois de um rápido contra-ataque, Luiz Fernando quase marcou o terceiro gremista, quando soltou uma bomba, obrigando Mateus Claus a boa defesa, aos 29’. Na sequência, a bola sobrou de novo para o atacante, que chutou novamente, para mais uma defesa do arqueiro adversário.
O Bahia também acabou com um expulso, depois de uma falta muito forte cometida por Gregore sobre Orejuela.
Na reta final, a bola foi cruzada por Guilherme Azevedo na área, fechado. Mateus defendeu, mas cedeu escanteio.
Com o resultado, o Grêmio alcança 11 pontos, assumindo a 10ª colocação no Campeonato Brasileiro.
(Texto: Grêmio. Foto: Lucas Uebel/Grêmio)