Está chegando o dia do 12º Transcatarina: de 27 a 31 de outubro, aventureiros dos quatro cantos do Brasil percorrerão cerca de 800 quilômetros pelo meio oeste catarinense, entre as cidades de Fraiburgo, Treze Tílias e Caçador.
Ao falar de um dos mais importantes eventos fora-de-estrada do país, muitos acreditam que é voltado apenas as equipes profissionais e carros preparados. Porém, o que torna o Transcatarina singular é o oposto: além das categorias de competição (Máster, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light), existem as de passeio (Passeio Expedition, Passeio Radical 1 e 2; e Adventure 1, 2 e 3) para aproveitar ao máximo toda a adrenalina a bordo de um 4x4.
A contagem regressiva para o início do evento já está mexendo com a adrenalina dos off-roaders e motivos não faltam para tamanha ansiedade. Uma pesquisa feita com os inscritos do Transcatarina deste ano, revela os cinco principais motivos para participar desta 12ª edição.
Aventura e qualidade
A aventura foi a resposta unânime dos participantes, seguido pela qualidade da organização do evento (o Caçador Jeep Club e a SC Racing). “O Transcatarina, para um piloto de rali, é o equivalente à Copa do Mundo para um jogador de futebol. Em qualquer roda de conversa entre ‘ralizeiros’, participar deste evento é um sonho de consumo”, especifica o piloto da categoria Turismo, Fabio Aleixo.
Amizade
O terceiro motivo fala sobre a amizade atrelada ao companheirismo, dentro e fora das trilhas. De acordo com Fabio Conte, campeão da categoria Turismo Light 2019, esse é um dos itens que fazem toda a diferença no Transcatarina. “As amizades são demonstradas nos neutros, nas paradas de descanso, nas trilhas, nos hotéis, enfim, durante toda a prova. Como o Transcatarina é intenso e bem mais longo do que as outras competições, todos se ajudam bastante. Disputa sim, mas respeito em primeiro lugar”, explica Conte.
Belas paisagens
O quarto motivo apontado pelos inscritos é em relação às belas paisagens de Santa Catarina e alcançar determinados lugares que somente um 4x4 é capaz. "Quem encara essa aventura tem o privilégio de se embrenhar por localidades que não estão nas principais ofertas das agências de turismo, logo, oferecemos passeios que contemplam lugares paradisíacos e inusitados”, explica o diretor geral da SC Racing, Edson João da Costa.
Evolução
E o quinto motivo mais citado diz respeito a oportunidade de aprender/competir com os melhores do Brasil, seja por conversas e observando os mais experientes. “A cada edição aprendemos e aperfeiçoamos técnicas e, consequentemente, melhoramos nosso desempenho”, finaliza Luciano Castelo Branco, puxador da Adventure 2.
(Assessoria)