Professores são fundamentais na Escolinha de Triathlon Formando Campeões de Curitiba
16/10/2020 01:52 em Triathlon

Educação aliada ao esporte, para formar cidadãos de sucesso. Essa é a receita que tornou a Escolinha de Triathlon Formando Campeões uma referência em projetos sociais no Brasil. E os professores, que comemoram seu dia neste 15 de outubro, têm papel fundamental.

 

Muito além de treinar os alunos nas três modalidades do triathlon, os profissionais de educação física da Escolinha auxiliam as crianças na rotina da sala de aula e no ambiente familiar. Os professores também assumem a responsabilidade pela formação de caráter dos triatletas mirins.

 

"Antes de vir o atleta, o talento, vem o indivíduo, que está crescendo, se conhecendo e precisa de orientação para seguir um caminho saudável e bem estruturado", destaca Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto.

 

De aluno a professor

 

Sucesso no Paraná, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões cresceu e hoje tem sete núcleos espalhados por Curitiba. Novos professores entraram para a equipe e, com eles, estagiários vindos do próprio projeto. Fernanda Nardino e Paola Giovanna Cordeiro foram atletas e agora têm a chance de estar do outro lado. Já Alice Forti Tinelli acumula as atividades do estágio com o treino no time de alto rendimento.

 

"A Escolinha tem como filosofia formar cidadãos na vida e no esporte. E ficamos muito felizes quando os atletas ingressam nas universidades e seguem seu caminho. Quando vêem trabalhar conosco isto nos enche de alegria. Eles podem passar tanto o conhecimento teórico da universidade como o aprendizado da vida de atleta", Reforça Ricardo Júnior Cardoso.

 

Capacitação profissional e adaptação ao cenário

 

Para aprimorar a dinâmica entre professores e alunos, a Escolinha realizou em agosto o seu primeiro curso de capacitação de profissionais de educação física. No programa do curso estavam desde a história e regras do triathlon, passando pelas práticas próprias de cada modalidade, até aspectos pedagógicos, como postura e segurança no ambiente de trabalho, regras e disciplina, organização e socialização das crianças e adolescentes.

 

Os professores também precisaram se adaptar à nova realidade imposta pela pandemia de Covid-19. Com as atividades presenciais suspensas, as aulas passaram a ser distribuídas aos alunos em vídeos diários, por e-mail e no canal da Escolinha no Youtube. Além dos treinos online, a equipe do projeto passou a se reunir para aulas ao vivo no Instagram, todas as terças e quintas.

 

"Com as aulas ao vivo, nos aproximamos mais dos alunos e temos um feedback melhor, quanto ao desempenho deles", explica Ricardo Júnior Cardoso.

 

Formando Campeões

 

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, atende mais de 320 crianças e adolescentes atendidos em sete núcleos na capital paranaense.

 

A primeira unidade, pioneira na formação de triatletas, fica na Colégio da Polícia Militar e contempla mais de 80 alunos. Os outros núcleos estão nos bairros de Boqueirão, Centro, CIC, Cajuru, Boa Vista e Santa Felicidade, em espaços mantidos pela Prefeitura de Curitiba. O objetivo é inserir os jovens em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

 

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Volvo, Eletrolux, Grupo Astra, Rede Condor, Booking.com, Uninter, Banco Safra, Thales, Brose e Horizons.

(Assessoria)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!