O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, esteve na manhã de hoje, 22, em Maringá onde cumpriu agenda com o prefeito Ulisses Maia, quando visitou o Parque de TI, um complexo hospitalar particular que começa a ser construído e o Hospital da Criança. "Estamos criando um ecossistema ligando 16 parques tecnológicos no Paraná", anunciou o governador. "Maringá já tem tradição em prestação de serviços e colabora para a ampla oferta de vagas nesse segmento".
O governador citou que o Paraná tem 12 mil vagas de trabalho para programadores e alguns segmentos de TI chegam a oferecer salários de mais de R$ 10 mil. Por isso, o governo estadual tem uma lei tributária favorável aos empreendedores, grande potencial no ecommerce e aposta no segmento como novo foco profissional, tanto na geração de empregos como em negócios lucrativos. Ele completou que o Parque de TI maringaense será um dos três maiores do Estado e atrairá investimentos de todo país.

Segundo estimativa não oficial (com informações da Seide e da Software by Maringá) há em torno de 400 empresas de TI na região maringaense que empregam mais de 4 mil profissionais. Há uma media de 600 vagas de empregos disponíveis. Estimativa inicial é gerar até 3 mil empregos no começo do Parque de TI e depois, numa segunda etapa de expansão, mais de 2 mil empregos, superando 5 mil contratações no complexo de tecnologia.
Pouco antes da chegada da comitiva do governador, empresários do setor de TI participantes do edital de Inovação 2020, assinaram contratos com a Prefeitura. O Edital 2020 recebeu 59 ideias para projetos de 19 secretarias municipais, sendo 33 aprovados. O objetivo é estimular novos negócios na área de TI e incentivar a criação de soluções que aproximem o poder público e a comunidade, com serviços gratuitos ao público e sem custos ao município.
A Secretaria de Fazenda informa que somente nos nove primeiros meses de 2020 as empresas do segmento de Inovação e Tecnologia de Informação (TI) foram responsáveis por mais de R$ 10 milhões de arrecadação de Imposto Sobre Serviços (ISS) em Maringá.
SAÚDE - Ratinho Junior também elogiou investimentos maringaenses na Saúde. Ele citou a construção de novos hospitais e cursos para formação de mão-de-obra, estruturas que atendem toda região, entre outras iniciativas. O governador ressaltou Maringá como exemplo no combate ao coronavirus, o que colaborou para que o Paraná seja um dos estados brasileiros que melhor tem resultado preventivo durante pandemia. "Queremos preservar vidas no Paraná. Melhoramos a estrutura de Saúde, abrimos novas UTI´s, como aqui em Maringá, o que ajudou a diminuir riscos no estado", considerou.
O governador foi acompanhado também pelos deputados estaduais Do Carmo (PSL), Evandro Araújo (PSC) e Jonas Guimarães (PSB), além de secretários estaduais e municipais e políticos da região.
(Texto: Andye Iore. Fotos: Aldemir de Moraes / PMM)