Aulão preparatório para o Enem da ALEP será remoto neste ano
26/10/2020 18:48 em Notícias do Paraná

Em tempos de pandemia, o aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio, que a Assembleia Legislativa do Paraná promove todos os anos, também vai ser diferente nesta edição. Será remoto e acontece na manhã desta terça-feira (27). O presidente Ademar Traiano (PSDB), explica que, mesmo com as provas e vestibulares adiados e com as aulas presenciais ainda suspensas, é fundamental manter a dedicação aos estudos e o foco em garantir uma vaga no Ensino Superior. E a Assembleia faz o seu papel de contribuir com esse novo processo de aprendizagem.

 

 Se nas seis edições anteriores, alunos de centenas de escolas estaduais lotavam o Plenário e outros milhares acompanhavam o conteúdo das escolas pelo computador, desta vez, todos estarão assistindo de casa as aulas ministradas pelos professores da ONG Instituto Educacional Eureka, que serão transmitidas ao vivo pela TV Assembleia (canal aberto 10.2 e 16 pela Claro/Net), pelo site da Assembleia (www.assembleia.pr.leg.br) e também pelas redes sociais oficiais do Legislativo.

 

No site do Projeto Assembleia no Enem (http://www.assembleia.pr.leg.br/assembleia-no-enem) os alunos também terão acesso ao novo caderno de exercícios.

 

O objetivo, claro, é seguir os protocolos sanitários de distanciamento social.  

 

Durante o aulão, os professores irão abordar as áreas de conhecimento exigidas nas provas do Enem, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens, que estão previstas para serem aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021. A iniciativa também conta com o apoio do Núcleo Regional de Educação de Curitiba da Secretaria de Estado da Educação.

 

O projeto “Assembleia no Enem” começou em 2015, quando a Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná passou a exibir na TV Assembleia videoaulas com os professores da ONG Instituto Educacional Eureka. A parceria deu resultados tão positivos que no ano seguinte as aulas deixaram de ser exclusivamente por vídeo e passaram a ser presenciais com os estudantes lotando o Plenário do Legislativo em aulões sempre com conteúdo inédito. Ao longo desse período, foram distribuídos 4 mil cadernos de exercícios com questões de provas anteriores do Enem.

 

Aos poucos, novas videoaulas foram sendo produzidas, além de programas com dicas valiosas para quem está na reta final da preparação para as provas. Todo esse conteúdo está disponível no site do projeto (http://www.assembleia.pr.leg.br/assembleia-no-enem).

 

Ainda dentro da proposta do projeto, em 2016, foi realizado o 1º Concurso de Redação da Assembleia Legislativa do Paraná que mobilizou 50 mil estudantes de 132 escolas estaduais de Curitiba.

(Assessoria ALEP)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!