Offline
Em Maringá, exercício físico fica mais seguro no entorno do Parque do Ingá
01/11/2020 18:21 em Notícias de Maringá

Estimular a prática de exercícios físicos pela população de Maringá sempre foi uma das prioridades do prefeito Ulisses Maia, candidato à reeleição. Por isso a Prefeitura vem implementando uma série de medidas para tornar o esporte mais presente no cotidiano da cidade. Durante os últimos três anos e meio essas ações vêm sendo realizadas e os bons frutos já começam a aparecer.

 

Nesse sentido, a obra pública mais recente deixou um dos símbolos de Maringá ainda mais adequado para a prática esportiva. É o Parque do Ingá, cuja pista de caminhada e corrida ganhou um piso emborrachado para facilitar a vida de seus usuários.

 

Assim como aconteceu em outros pontos da cidade, o projeto aprovado para a pista é moderno e traz facilidade e inovação para quem gosta de apreciar a vista do parque enquanto se exercita.

 

Exercício físico com segurança em Maringá

 

Com o novo revestimento azul e emborrachado no entorno do Parque do Ingá, atividades como corrida e caminhada ficaram mais seguras. Inicialmente, o trecho que recebeu a novidade é aquele compreendido entre o portão número 2 do parque e a avenida Juscelino Kubitschek.

 

No total, foram cinco etapas até a conclusão da renovação. Sempre que um novo trecho era interditado para ser reformado, o fluxo de pessoas era direcionado para as vagas de estacionamento.

 

Por sua vez, essas vagas ficaram interditadas para veículos por meio da colocação de cones e cavaletes. Dessa forma a obra foi conduzida trecho a trecho, até que os 3,2 km da pista de caminhada e corrida estivessem completos.

 

Além da substituição do calçamento pelo piso emborrachado, a Prefeitura também está providenciando um alargamento da pista para exercício físico. Retirando a área permeável – que é a faixa de grama que existia entre as pistas do entorno do parque -, o espaço disponível para as atividades vai ganhar 60 centímetros de largura.

 

Embora a área de grama tenha sido retirada, o circuito não perdeu em termos de permeabilidade e drenagem, uma vez que o piso que foi instalado é, ele mesmo, permeável. Assim a água continuará sendo escoada e a população terá mais espaço para se exercitar.

 

Obra pública fortalece o esporte e a saúde

O material usado na nova pista é preparado na hora. Ele é resultado de uma mistura de resíduos de borracha provenientes, por exemplo, de pneus, com um tipo de resina. A instalação do novo piso não é a única intervenção que será realizada no Parque do Ingá.

Visando fortalecer o esporte, a Prefeitura também instalou iluminação em LED em todo o perímetro do parque. Isso trará mais segurança a quem usa o espaço disponível para praticar atividades físicas.

 

Bancos, bebedouros, novas lixeiras e sinalização tátil para que deficientes visuais possam se locomover com tranquilidade também fazem parte do projeto. O objetivo é que o local seja, cada vez mais, uma referência para o esporte e, consequentemente, a saúde dos maringaenses.

(Divulgação)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!