Começou ontem, 16, a 12ª edição do Festival Afro de Maringá. Evento tem ampla agenda até o próximo sábado, 21, destacando Chico César na sexta-feira, 20. Artista participa online falando sobre tema "Práticas culturais antirracistas importam". Evento começará às 19 horas na página da Secretaria de Cultura de Maringá (Semuc) no YouTube, com mediação do Professor Doutor Delton Felipe. Chico César falará sobre questões atuais e cantará suas músicas.
"O papel do artista negro é o de todo cidadão, de todo trabalhador. Se manter vivo, sobreviver, conseguir sustentar sua família, alimentar os filhos, num tempo em que são negados seus direitos", considera o artista, abordando assuntos que falará no evento maringaense. "Tudo tem a ver com inclusão social, passa por aí. E com o resgate da democracia e dos valores democráticos".
A sociedade maringaense tem uma ampla atuação em questões raciais, sociais, de gênero e minorias. Atual gestão age nessa linha. Além da Semuc, também a Secretaria de Assistência Social (SASC), a Gerencia da Juventude, a Gerência de Promoção da Igualdade Racial. Eventos como o Festival Afro colaboram no debate de assuntos importantes de conscientização na comunidade. E, como é o caso, com participação de artistas e formadores de opinião para ajudar na conscientização das pessoas.
"Chico Cesar, além de cantor e compositor, tem a respeitabilidade como ativista em diversas causas. E não é diferente quando trata-se da negritude. Maringá só tem a ganhar com os pensamentos e considerações desse artista genial e desse figura humana admirável", aponta secretário de Cultura, Chico Pinheiro.
O paraibano Chico César, 56 anos, é cantor, jornalista e escritor. Já lançou 14 discos e quatro livros desde meados da década de 1990. O som mistura black music, com MPB e reggae. Sua música de maior sucesso é "Mama África". Além da carreira artística já levada ao exterior, também já foi Secretário de Cultura da Paraíba. Chico César tem ficado em casa em São Paulo compondo nesse período de pandemia de coronavírus, atendendo a imprensa e fazendo lives. Como a que participará do evento maringaense na próxima sexta-feira.
A G E N D A
• 17 de novembro, hoje
2º Xirê: COLETIVOS NEGROS IMPORTAM
19h - Abertura
19h15 - Ilá com Mestre Chacon e Mestre Messias
21h - Encerramento
Mediação: Isadora Yalodê
• 18 de novembro, amanhã
3º Xirê: RELIGIOSIDADES AFRO-BRASILEIRAS IMPORTAM
19h - Abertura
19h15 - Ilá com Mãe Beth de Oxum
21h - Encerramento
Mediação Especializada: Bruno Barra
• 19 de novembro
4º Xirê: ATIVISMO NEGRO IMPORTA
19h - Abertura
19h15 - Ilá com Tatiana Nascimento e Aza Njeri
21h - Encerramento
Mediação: Isadora Yalodê
• 20 de novembro
5°Xirê: PRÁTICAS CULTURAIS ANTI-RACISTAS IMPORTAM
19h - Abertura
19h15 - Ilá com Chico César
21h - Encerramento
Mediação: Delton Felipe
• 21 de novembro
6° Xirê: CULTURAS URBANAS IMPORTAM
19h - Abertura
19h15 - Ilá com Mariana Boaventura
21h - Encerramento
Mediação Especializada: Daniara Thomaz