Offline
Saúde de Maringá alerta sobre riscos e cuidados com escorpiões
19/11/2020 11:22 em Notícias de Maringá
A Secretaria de Saúde de Maringá capturou neste ano 712 escorpiões em residências e locais públicos, com registro de 146 acidentes. Ações preventivas do município seguem rotineiramente com equipes específicas de combate, além de agentes ambientais treinados para apoio. Mas, o auxílio do cidadão em adotar medidas simples, como limpeza dos quintais e vedação de janelas, portas e demais locais que sirvam de passagem para o animal, é indispensável.
 
Dentro das residências os escorpiões se escondem principalmente em ambientes mais úmidos, como banheiros e áreas de serviço, sapatos, roupas e entulhos deixados no quintal. O escorpião amarelo (Tityus serrulatus) é o mais comum em Maringá e seu veneno pode causar acidentes graves. A dificuldade no controle também se dá por sua capacidade de reprodução espontânea, sem a necessidade de acasalamento. 
 
Ao encontrar o animal, deve-se entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde (160) e, em casos de acidentes, procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul, nos casos mais graves. Se possível, capturar de forma segura o escorpião e colocar em um frasco. Quando morto, adicionar álcool para conservar e levá-lo para que seja identificado e facilite o atendimento. 
 
(Foto: Patrícia Karreira/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!