Em Maringá, medidas contra a pandemia são reforçadas com alerta laranja
25/11/2020 07:45 em Notícias de Maringá
Em função do aumento de casos de coronavírus e a necessidade de restringir a circulação de pessoas, a partir desta terça, 24, a matriz de risco foi reposicionada do patamar amarelo (risco moderado) para o laranja (alto risco). De imediato, não serão aplicadas integralmente as medidas restritivas previstas na matriz, mas adotadas de forma gradual. Novo decreto será publicado nesta quarta, 26, detalhando as medidas.
 
Em resumo, as medidas previstas no decreto são convergentes com o objetivo fundamental de conter aglomerações, o que implica também em toque de recolher a partir das 23 horas (hoje é meia-noite). Fechamento de parques, quadras e campos de futebol, de áreas de lazer de condomínios e outras ações pontuais consideram a urgência de medidas restritivas para conter a circulação viral e preservar a capacidade de atendimento médico. 
 
Em reunião do comitê interssetorial, criado para convergir o diálogo da gestão municipal com a sociedade, realizada no início da noite desta terça, 24, enfatizou-se a necessidade de medidas mais enérgicas e a importância da responsabilidade individual e coletiva. Destacou-se que decretos são ferramentas administrativas, mas para além do instrumento está o envolvimento de todos no compromisso de enfrentar a pandemia com resignação e solidariedade.
 
Fiscalização será rigorosa com descumprimento de medidas e decretos. Ação integrada de vistorias em estabelecimentos comerciais seguem de forma contínua. Contudo, não se descarta adoção de maior rigor no controle da pandemia, de acordo com avaliações diárias da evolução da pandemia. O importante é o entendimento que é fundamental reduzir o fluxo de pessoas nas ruas como forma de minimizar riscos de contaminação. 
 
Um conjunto de ações está em curso para reforçar a infraestrutura de atendimento médico nas áreas pública e privada, assim como fluxos e protocolos. Novos leitos estão em fase de implantação no Hospital Municipal, fluxo de atendimento na UPA Zona Norte muda a partir de hoje, com tendas, cadeiras e contêiner onde funcionarão dois consultórios de triagem e abertura da UPA Pinheiros para dar suporte ao esforço de controle da pandemia.
(Texto: Aldemir de Moraes/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!