Offline
Prefeitura de Maringá orienta sobre cuidados durante o isolamento domiciliar
25/11/2020 12:57 em Notícias de Maringá
O isolamento domiciliar é regra aplicável especialmente para quem foi diagnosticado ou apresenta suspeita de coronavírus. Nesses casos existe uma série de cuidados indispensáveis para evitar a proliferação do vírus e manter o ambiente seguro. Entre as orientações está o isolamento da pessoa com covid-19 em um cômodo, com a porta fechada e janelas abertas para circulação do ar e entrada de luz, além do uso de máscara. Sofás, cadeiras ou colchões não devem ser compartilhados e a recomendação é manter 2 metros de distância da pessoa infectada dos demais moradores.
 
Objetos pessoais, como talheres, sabonetes, pasta de dente e toalhas, devem ser separados, as superfícies tocadas pela pessoa isolada devem ser limpas constantemente, em especial o banheiro, quando possível, deve ser de uso exclusivo. Lençóis da cama devem ser trocados pela pessoa isolada e se houver secreções o item deve ser embalado em sacos plásticos antes da limpeza, o mesmo vale para roupas.
 
De modo algum a pessoa confirmada ou com suspeita de covid-19 deve sair de casa sem autorização médica. O fim do isolamento será autorizado após avaliação de profissionais. Para quem veio do exterior ou de locais com casos confirmados, o distanciamento social também é válido, mesmo se não apresentar sintomas, como dor, febre e tosse seca. Neste caso o tempo de isolamento deve durar por 14 dias.
 
A Prefeitura de Maringá ainda oferece o monitoramento, triagem e esclarece dúvidas, por meio de uma plataforma de inteligência artificial. O atendimento é realizado pela robô Laura, que pode ser acessada por meio do site da prefeitura (www.maringa.pr.gov.br) ou pelo whatsapp 0800 133 1333.
(PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!