Sem que precisem sair de casa, os maringaenses podem recorrer a canais de atendimento e plataformas digitais para receber orientações e tirar dúvidas sobre assuntos associados ao Coronavírus. Disponibilizados desde março pela Prefeitura de Maringá, a população tem à disposição quatro opções de contatos via ligação telefônica e sites específicos sobre a pandemia:
• Notifica Saúde
• Saúde Maringá
• Ouvidoria da Saúde 160
• Portal da Transparência Covid-19
Notifica Saúde
O Notifica Saúde permite o acesso a informações oficiais e em tempo real de notificações de casos de covid-19. Permite o acompanhamento e evolução do contágio e níveis de risco da pandemia. Os dados são alimentados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde.
Saúde Maringá
Site oficial da Secretaria de Saúde, com links da programação, elaboração e execução da política de saúde do município, desenvolvendo ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde da população, com a realização integrada de atividades assistenciais.
No site é possível acompanhar as ações de vigilância epidemiológica, sanitária e nutricional, de orientação alimentar e de saúde do trabalhador, promovendo campanhas de esclarecimento objetivando a preservação da saúde da população do cidadão de Maringá.
Ouvidoria na Saúde 160
É um canal de comunicação direta com os usuários do sistema e a comunidade. À medida que os cidadãos manifestam se, por meio de solicitações, reclamações, sugestões, elogios e denúncias, possibilitam a elaboração de relatórios gerenciais contendo a real situação da saúde em seu município.
Portal da Transparência - Covid-19
O Portal da Transparência tem uma aba exclusiva para a Covid-19.
O sistema, mantido pela controladoria do município, apresenta os valores orçamentários e a execução de despesas relacionadas ao enfrentamento do vírus, como licitações, contratos, atas, publicações e dados epidemiológicos.
(PMM)