Offline
Em Maringá, reuniões buscam pactuar ações conjuntas no combate a pandemia
27/11/2020 14:03 em Notícias de Maringá
O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, coordenou na manhã desta sexta, 27, duas importantes reuniões para pactuar ações de enfrentamento ao coronavírus. Primeiro com diretores de hospitais públicos e privados e, na sequência, com representantes de entidades representativas da sociedade de  Maringá e cidades da região. “Precisamos dividir responsabilidades num momento em que um desafio coletivo convoca a todos para ações urgentes. Não há margem nenhuma para qualquer tipo de discussão fora daquela que deve unir a todos num esforço único: salvar vidas”, disse o prefeito. Em nova reunião neste sábado, 28, às 10 horas, entidades vão apresentar propostas para serem avaliadas e aplicadas. 
 
O aumento de casos, com impacto direto na capacidade de atendimento médico das redes pública e privada, exige ações pactuadas e emergenciais. “Vamos tomar medidas em comum para conter a circulação das pessoas. Estamos no limite máximo de ocupação de leitos e não conseguimos aumentar pela falta de profissionais”, afirmou Ulisses Maia. O secretário de Saúde, Jair Biato, também participou da reunião e apresentou números que reforçam a importância de medidas urgentes contra a pandemia, no âmbito não apenas local, mas macrorregional. 
 
A mobilização é convergente com o aumento de casos nas últimas semanas, levando mudança da matriz de risco de amarela para laranja (alto risco). Medidas buscam evitar aglomerações e conter o avanço do vírus na cidade. “Cabe a todos nós estagnar a vertente que leva a contaminação do vírus: a conscientização”, disse o arcebispo de Maringá, Dom Severino. O presidente da Acim, Michel Felipe Bato, também reforçou a necessidade da prevenção e conscientização. 
 
Participaram das reuniões:

Representantes de hospitais: José Pereira (Santa Casa de Maringá), Paulo Ferreira (São Marcos), Jefferson Bogo (Hospital São Marcos), Ana Gurgel (Santa Rita e Hospital Municipal), Elisabete Mitiko Kobayashi (Hospital Universitário de Maringá), Daniel Jacometto (Hospital Memorial Uningá), Antônio Carlos Nardi (Santa Rita), Ederlei Alkamim (15ª Regional de Maringá), Luis Arthur Guirello (Hospital do Câncer de Maringá), Conrado Ferri (Hospital Metropolitano de Sarandi), Jair Biatto (Secretário de Saúde de Maringá).
 
Representantes da sociedade:
Mário Hossokawa (Presidente da Câmara de Vereadores ), Michel Felipe Bastos (Acim), Mohamed Ali (Acim), Ribamar Alves Rodrigues (Acim), Aparecida Rodrigues Schwarz (Secretária de Saúde de Sarandi), pastor Alexandre Ferrarezi (presidente da Ordem dos Pastores Evangélicos de Maringá), Ali Saadeddine Wardani (Presidente Sivamar), José Cláudio Massato de Melo (Chefe de Gabinete de Sarandi), Cláudio Galles (Amusep), Dom Severino (Arcebispo de Maringá), Wilson de M. Filho (Codem/ Sinep), Adelson Santos (15ª Regional de Saúde - Regulação de leitos), Cláudia Michiura (Shopping Maringá Park), Wesley Lima (Shopping Avenida Center),  Antônio Mansano (Secretário de Segurança Público de Mandaguaçu), Tarcísio Marques (prefeito de Paiçandu), Jair Biatto (Secretário de Saúde de Maringá), Ederlei Alkamim (15ª Regional de Maringá).
(Foto: Mileny Mello/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!