Offline
Em Maringá, prevenção à Aids tem rede de assistência para testagem e tratamento
01/12/2020 10:29 em Notícias de Maringá
No Dia Mundial de Combate à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Sida/Aids, na sigla em inglês), prevalece orientações sobre a importância da prevenção, essencialmente o uso de preservativo. Em Maringá, o acompanhamento de casos é feito  pelo Centro de Testagem e Acolhimento (CTA). Desde 2017, foram diagnosticados 1.273 pacientes com a doença.
 
Os serviços ofertados pelo CTA não ocorrem de forma isolada. Por meio da Prevenção Combinada, é ofertado diversas opções para combinar as ações necessárias para solucionar o problema de cada caso. A Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) é uma medida de prevenção da infecção pelo HIV. Os pacientes fazem uso da medicação em situações de exposição ao vírus. 
 
Como se trata de urgência médica, deve ser iniciada, preferencialmente, nas primeiras duas horas, para melhor eficácia, e até 72 horas após a exposição de risco. Em agosto de 2019, foi incluído aos tratamentos disponibilizados pelo município a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). Atualmente, Maringá é a segunda cidade do estado que mais atende neste serviço. São 300 pacientes. 
 
O objetivo é preparar previamente o organismo dos usuários para que, no momento do contato com o vírus, o medicamento atue no bloqueio do ciclo de reprodução do HIV no corpo, reduzindo o risco de infecção. Esse tipo de tratamento é orientado apenas para algumas das populações sob maior risco e vulnerabilidade de adquirir o vírus.
 
SERVIÇOS:
 
CTA: Responsável pelas ações de prevenção e diagnóstico das infecções sexualmente transmissíveis. A equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais entre outros, realiza o pré-aconselhamento para esclarecer dúvidas, fornecer orientações e prestar apoio emocional ao usuário. É feito o teste rápido e, se necessário, o convencional. O horário de atendimento é de segunda a quinta das 7h às 16h. 
Telefone: (44) 3293-8330 
Endereço: Policlínica Zona Sul (Rua Tabaete, 396 - Jardim Tabaete, Maringá - PR)
 
Serviço de Assistência Especializada (SAE): Serviço ambulatorial de assistência especializada que realiza ações de tratamento aos pacientes. Local onde é prestado acompanhamento integral por meio de uma equipe multiprofissional. O horário de funcionamento é das 7h às 18h.
Telefone: (44) 3293-8334 e (44) 3293-8335
Endereço: Policlínica Zona Sul (Rua Tabaete, 396 - Jardim Tabaete, Maringá - PR)
 
Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM): Farmácia especial responsável pela dispensação apenas de medicamentos para o tratamento de HIV/aids, hepatites e de outras ISTs. Atendimento de livre demanda, porém restrito aos pacientes cadastrados nos Ambulatórios deste serviço.
Horário de funcionamento é das 7h às 18h.
Telefone: (44) 3293-8331
Endereço: Policlínica Zona Sul (Rua Tabaete, 396 - Jardim Tabaete, Maringá - PR)
(Foto:Aldemir de Moraes/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!