Offline
Pesquisa destino-origem segue em Maringá, Sarandi e Paiçandu
02/12/2020 11:32 em Notícias de Maringá
A pesquisa de Destino e Origem Domiciliar da Prefeitura de Maringá, iniciada no dia 19 de novembro, já atingiu 2 mil domicílios no município. O estudo é uma das principais ferramentas do Plano de Mobilidade de Maringá (PlanMob) e visa a melhorar o transporte e trânsito da cidade. A partir desta quarta, 2, até o fim da semana, os pesquisadores estarão em Sarandi e Paiçandu para entrevistar moradores municípios. O questionário também pode ser respondido pela internet (acesse aqui)
 
Entre as perguntas feitas pelos pesquisadores, estão os deslocamentos realizados no último dia útil, efeitos da pandemia na mobilidade e a comparação do último dia útil anterior à pandemia. A coordenadora da pesquisa, Luiza Mendóia, explica que a expansão do estudo para outros municípios se dá pela relação próxima das cidades e o principal objetivo é melhorar o deslocamento intermunicipal. 
 
Plano de Mobilidade
O Plano de Mobilidade será realizado pela primeira vez em Maringá, em atenção à lei federal que exige o estudo para cidades com mais de 20 mil habitantes. O PlanMob se integrará ao Plano Diretor e servirá para orientar ações no trânsito para as próximas décadas, enquadrado como lei municipal.
 
O documento vai estabelecer diretrizes para transporte coletivo, deslocamento a pé e por bicicletas, cargas urbanas, estacionamentos públicos e privados, o sistema viário e a segurança no trânsito.
 
Será feito com base em estatísticas de frota de veículos, das vias, motoristas, pilotos e passageiros, entre outras situações, além de uma relação entre origem e destino de pontos diferentes entre residência, trabalho, estudo e lazer.
(PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!