O Football for Friendship de 2020 é um sucesso. Na atual edição, que teve início na terça-feira (8), mais de 1.000 jovens de 100 países diferentes começaram a participar dos jogos F4F World, que desenvolveu suas atividades totalmente online. Por dois dias, 32 times lutarão pela vitória, com seis jogadores de cada lado e controlados por usuários diferentes. Os vencedores ganham ingressos para a final da UEFA Championship League do ano que vem.
"A edição do F4F online está me proporcionando grandes aprendizados. Estou praticando meu inglês. Conheci pessoas muito leais, como a Luiza, também do Brasil. Fiz amigos de vários lugares do mundo. A treinadora do programa, Sasha, é divertida e faz atividades sobre valores que nos fazem refletir. É uma grande oportunidade para mim, participar deste programa. Estou feliz e recomendo a todos participarem do F4F. Ele nos mostra, que o futebol é um escola. Que através dele, podemos mudar o mundo. Espero continuar envolvido com o programa de alguma forma, nas próximas edições", disse Germano Bohm, atleta do Juventude e um dos representantes brasileiros.
Outro representante brasileiro é Frederico Salgado. Nesta oitava temporada, os jogadores estão distante fisicamente, mas eles continuam aprendendo os nove valores de amizade, paz, justiça, honra, devoção, igualdade, tradição, saúde e vitória do evento nas diferentes modalidades.
"Foi uma experiência incrível participar da oitava edição do F4F, que pela primeira vez, teve uma integração online. Fazendo jus ao nome, fiz grandes amizades, por meio do futebol, pude conhecer pessoas de diferentes fusos, países e costumes, além de desenvolver os 9 valores que são pilares do programa. No campeonato, meu time (mongoose lemur) chegou às semifinais, mas posso garantir que todos que participaram são ganhadores! Não tenho nenhuma reclamação, só agradecimentos por participar desse lindo evento", afirmou Frederico Salgado.
A outra brasileira envolvida no Futebol Pela Amizade é Luiza Travassos, atleta do Fluminense de futebol feminino e representante do clube no F4F. Para essa temporada, o evento terá uma interface igual a um campo real, com cinco jogadores de cada lado para cada time usando os conhecimentos adquiridos durante as aulas dos nove valores.
"O F4F foi uma experiência incrível! Vejo o esporte como uma forma de integração e essa experiência me possibilitou conhecer pessoas de diversos países que tem a mesma paixão que eu. Os valores do projeto, eram coisas que o esporte ensina para os atletas na prática, o que tornou tudo mais leve e divertido. Foi uma honra ser a “treinadora” desse time super diverso e engajado", completou Luiza.
(Texto: CBF. Foto: Divulgação/F4F)