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Em Maringá, Contorno Sul Metropolitano vai melhorar rotina de moradores da região
14/12/2020 11:30 em Notícias de Maringá
Está prevista para amanhã, 15, abertura em Curitiba de envelopes com propostas na licitação do Contorno Sul Metropolitano de Maringá, feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Edital foi publicado no mês passado. Primeira fase da obra prevê 13,1 quilômetros ao custo de R$ 272 milhões. Trecho total será de 32,3 quilômetros entre Mandaguaçu e Marialva. Prazo de entrega da obra é de pouco mais de dois anos e meio.
 
Contorno começará na altura do Km 165 da rodovia BR-376, próximo da trincheira do Jardins de Monet, passará perto da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), cruza PR-323 onde será feito um trevo e viaduto, segue próximo de nova parte do Aeroporto Regional Silvio Name Júnior que está em construção, cruza rodovia PR-317 até chegar no Parque Industrial Felizardo Meneguetti. Projeto e traçado do Contorno foram feitos pelo DNIT. 

Obra melhorará rotina de moradores de bairros e da região no entorno de Maringá. Incluindo distritos de Iguatemi e Floriano. Vai tirar trânsito pesado de dentro de Maringá, melhorando fluxo no trevo do Shopping Catuaí, facilitando acesso para quem vai para regiões Noroeste, Centro, Oeste e Sul do Paraná, entre outras situações. 

DEBATE - Preocupação de moradores é sobre transição em diferentes pontos ao longo das vias do Contorno Sul Metropolitano. O que foi  debatido com comunidade e órgãos em reuniões técnicas desde ano passado. Tema importante mobilizou secretarias de Obras (Semop), de Mobilidade Urbana (Semob), de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (Sema), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipplam), Procuradoria Geral (Proge), Gabinete do Prefeito e Comunicação. Assim como Plano Diretor, a Lei do Sistema Viário também é revista abordando esses aspectos. 

Exemplo dos debates está na avenida Paranavaí que terá pouco mais de 10km, sendo 3km já existentes e restante previsto na Lei de Sistema Viário. Somente propriedades particulares e rurais que serão desapropriadas no futuro (sem estimativa, dependendo do desenvolvimento da região) para complemento da via chegando em Iguatemi. 

MUDANÇA - Mesmo porque formato das avenidas mudam com o passar dos anos e projetos de mobilidade. Assim, leis e projetos do final da década de 1990 indicavam que avenidas, calçadas e canteiros maringaenses somados tivessem 35 metros e hoje debate está em 40 metros, incluindo ciclovia e corredor para ônibus.
 
Antes eram 9m de largura, 5m de calçada e 7m de canteiro central. Hoje sistema viário indica que tenha 9m de largura de pista, 6,5m de calçada incluindo ciclovia que não exista antes e 9m de canteiro central. Daqui dez anos essas referências poderão ser outras. Sem contar mudanças prevendo questões ambientais, incluindo cursos d´água, arborização e tipos de veículos. 

- Avenida Paranavaí tem:
• 1,5km da avenida Brasil (ao lado largo General Osório, no Maringá Velho) até rotatória Yamaguchi, intersecção com rodovia PR-317; 
• depois 1,5km da rotatória Yamaguchi até Parque Industrial Bandeirantes (onde só há uma pista e previsão de duplicação); 
• depois segue com 2km até Contorno Sul Metropolitano (onde não há estrada, é trecho com propriedades particulares e zona rural);
• mais 6km até Iguatemi (onde também não há estrada ainda, além das propriedades e não se sabe por onde avenida passará no futuro). 
(Texto: Andye Iore. Arte: PMM)
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