Mais dois times carimbaram a classificação para a próxima fase da Copa do Nordeste Sub-20. Na segunda-feira (14), Ceará e Santa Cruz venceram as partidas contra Globo-RN e Jaciobá-AL, respectivamente, chegaram aos seis pontos no Grupo F e garantiram a vaga nas quartas de final. Veja como foram os duelos:
Santa Cruz 6 x 1 Jaciobá-AL
O Santa Cruz teve um a menos durante boa parte do jogo, mas nem a desvantagem numérica impediu a goleada por 6 a 1 do Tricolor em cima do Jaciobá no estádio Ademir Cunha, em Paulista (PE). Com isso, a equipe pernambucana chegou aos seis pontos, garantiu a classificação para a fase seguinte e ainda alcançou a liderança pelos critérios de desempate. O Azulão segue sem pontuar e ocupa a lanterna do Grupo F.
O primeiro tempo foi movimentado, mas Léo Gaúcho fez a diferença para o Santa Cruz. O atacante abriu o placar para o Tricolor aos 22 minutos da etapa inicial, em cobrança de falta rasteira que acabou aceita pelo goleiro Hernany. No entanto, o Azulão não se furtou de jogar, teve suas chances e ficou em vantagem numérica aos 37, quando Igor, do time pernambucano, parou contra-ataque rápido com entrada dura e levou o vermelho direto. O clube alagoano, entretanto, não conseguiu acertar o alvo - e o Santa foi letal. Aos 47, Léo Gaúcho recebeu pelo alto na meia-lua da área, tirou da marcação em rápido toque de cabeça e bateu na saída do arqueiro para ampliar.
Na segunda etapa, uma chuva de bolas na rede. Aos 18 minutos, o Santa Cruz chegou ao terceiro com Eddy, que recebeu passe em profundidade e tocou entre as pernas do goleiro para marcar. Depois, aos 21, o Tricolor teve um pênalti a seu favor e João Cardoso bateu no ângulo esquerdo para fazer o quarto. Logo na sequência, aos 23, mais uma penalidade. Desta vez, João Cardoso cobrou rasteiro na direita e o arqueiro até encostou na bola, mas não evitou o quinto. Arian aproveitou cruzamento, apareceu livre na área e testou, marcando o sexto aos 32. O Jaciobá descontou aos 37, com Alysson aproveitando sobra e finalizando firme.
Globo-RN 0 x 1 Ceará
No Arruda, em Recife (PE), o Ceará sofreu até o fim, mas venceu o Globo-RN por 1 a 0 e conseguiu a classificação para as quartas de final. O resultado deixa o Vozão na segunda colocação, com seis pontos; por outro lado, a Águia está em terceiro lugar, mas não pontuou.
O Ceará foi superior durante a maior parte do primeiro tempo e abriu o placar aos 22 minutos: após boa troca de passes, Atila limpou a marcação e soltou a bomba da entrada da área que parou no fundo da rede. O defensor teve outra chance de ampliar aos 41, também em chute de longe, mas desta vez a bola passou ao lado.
Os dois times trocaram chances no início da segunda etapa, e o Ceará chegou a acertar o travessão em chute de fora da área de André Magno, aos 20 minutos. Logo depois, aos 23, o panorama da partida mudou após a expulsão de Vitão por reclamação. Com a vantagem numérica, o Globo partiu para cima, buscou o empate e fez o goleiro trabalhar, mas não conseguiu chegar ao gol.
(Texto: CBF. Foto: Patrícia Oliveira/Ceará)